Visitando o edifício do Reichstag em Berlim

Visitando o Reichstag em Berlim, a sede do parlamento alemão

Uma estadia em Berlim não está completa sem uma visita ao Reichstag, um dos edifícios mais significativos e que testemunhou silenciosamente a turbulenta história de Berlim. O Reichstag, projetado por Paul Wallot em 1894, é a sede do corpo constitucional e legislativo da Alemanha, o Bundestag. Do Império Alemão à República de Weimar e desde o início da Segunda Guerra Mundial até a divisão da cidade, o edifício do Reichstag tem muitas histórias para contar. Com seu lema, “Para o povo alemão”, é o coração simbólico da democracia alemã.

Visitando o edifício do Reichstag em Berlim

Um pouco da história do Reichstag

O Reichstag tem uma história curta e dramática. Quando foi inaugurado na década de 1890, o novo edifício do parlamento foi proclamado pelo imperador como uma “casa de conversa dos macacos”. Mas no final da Primeira Guerra Mundial, a República Alemã foi proclamada a partir daqui. Então, em 1933, um misterioso incêndio destruiu o edifício, dando ao chanceler Hitler uma oportunidade conveniente de culpar os comunistas pelo incêndio, a fim de consolidar seu poder.

Visitando o edifício do Reichstag em Berlim

Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, os nazistas fizeram sua última parada aqui. Depois de 1945, o prédio bombardeado ficou como um fantasma durante a Guerra Fria. Com a reunificação, o parlamento voltou para Berlim e, então, esta ruína histórica foi reconstruída com um elemento moderno: uma impressionante cúpula de vidro.

Visitando o edifício do Reichstag em BerlimVisitando o edifício do Reichstag em Berlim

Na fenomenal cúpula de vidro, uma passagem serpenteia todo o caminho até o topo da cúpula e um cone de espelhos reflete a luz natural na câmara legislativa bem abaixo. Ao subir em espiral, aproveite as diversas vistas da cidade, que são maravilhosas.

Visitando o edifício do Reichstag em BerlimVisitando o edifício do Reichstag em Berlim

Mas para os alemães, conscientes de sua história obscura do século 20, a visão que mais importa é para dentro, olhando para baixo, literalmente sobre os ombros de seus legisladores. E essa arquitetura vem com essa mensagem pungente. Veja essa foto da cúpula de dentro do parlamento alemão, que coisa fantástica! Observe as pessoas serpenteando a cúpula acima na foto.

Foto: Rick Steves

A cúpula e o terraço do prédio do Reichstag não são apenas projetados para oferecer aos visitantes uma vista espetacular da cidade enquanto circulam, mas sua estrutura eficiente economiza luz natural através de inúmeros espelhos e ar fresco na câmara parlamentar.

Como visitar o Reichstag

O terraço e a cúpula do Reichstag podem ser visitados por qualquer pessoa, a entrada é gratuita e é necessário fazer uma inscrição prévia no site do Deutscher Bundestag. Tente reservar o mais antecipado possível.

→ Horário de funcionamento

O terraço e a cúpula do Reichstag estão abertos diariamente das 8:00 h às 24:00 h e a admissão é feita a cada cada quinze minutos. A última admissão acontece às 21h45. Eles ficam fechados o dia todo no dia 24 de dezembro e a partir das 16h no dia 31 de dezembro. O terraço ainda pode ser visitado quando a cúpula está fechada.

→ Audioguia

A visita dura uma hora e meia e, durante 20 minutos, o áudio guia esclarece os fatos mais importantes sobre o Reichstag, o Bundestag alemão, o trabalho do Parlamento e as atrações que você pode ver no terraço. Ele está disponível em onze idiomas, inclusive, o português e tem também áudios especiais para crianças, pessoas com deficiências e em linguagem fácil, não estando disponível quando a cúpula está fechada.

→ Se você não reservar com antecedência…

Se você gostaria de visitar a cúpula, mas não reservou com antecedência, você pode se registrar para fazer isso no centro de atendimento administrado pelo Serviço de Visitantes, que fica ao lado do Reichstag, do lado do Pavilhão de Berlim, no lado sul da Scheidemannstraße.

Este serviço só pode ser emitido com um mínimo de duas horas antes da hora da sua visita e você também pode se inscrever para visitar a cúpula nos dois dias seguintes. As filas são enormes, principalmente nos finais de semana, portanto, reservar com antecedência na internet é a melhor opção. Não arrisque.

Outas informações para visitar o Reichstag

→ Para reservar a visita à cúpula, você precisará fornecer seu sobrenome, nome e data de nascimento, bem como um documento de identificação com foto oficial. Certifique-se de levar o original, pois cópias dos documentos de identificação não são aceitas.

→ A confirmação da reserva é emitida para você pessoalmente e é intransferível. Você será solicitado a comprovar a identidade, tanto no momento da inscrição como na entrada principal dos visitantes.

→ O Centro de Serviços está aberto das 8:00 às 18:00 horas diariamente no inverno (1 de novembro a 31 de março) e das 8:00 às 20:00 horas diariamente no verão (de 1 de abril a 31 de outubro).

Como chegar ao Reichstag

O Reichstag está convenientemente localizado entre Hauptbahnhof (10-15 minutos a pé) e o Portão de Brandemburgo (5 minutos a pé). S-Bahn: S5, S7, S75 (Hauptbahnhof). U-Bahn: U55 (Brandenburger Tor ou Bundestag). Bonde: M5, M10 (Hauptbahnhof).

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + oito =