‘De um Tudo – Recital Cômico-Musical de Baianês’ e ‘Viva o Carmo’ são as pedidas para o fds

Esse é o último final de semana para aproveitar o espetáculo teatral “De Um Tudo – Recital Cômico-Musical de Baianês” na CAIXA Cultural Salvador, localizada na Av. Carlos Gomes.

O texto é livremente inspirado na coloquialidade do famoso Dicionário de Baianês. Para o diretor Fernando Guerreiro, a peça resgata o universo das festas de largo da Bahia, a começar pelo cenário, que é uma barraca onde as pessoas se encontram para bater papo. Para o ator Diogo Lopes Filho, há uma identificação com o nosso linguajar, nossa maneira de ser, numa baianidade construída a partir de Jorge Amado, Caribé, Caymmi e também de todos nós.

Embora a baianidade já tenha sido bastante retratada em outros espetáculos, “De um Tudo” trata o tema com originalidade e, sobretudo, ironia. “É tudo muito irônico, um deboche. A gente fala sobre a preguiça, sobre o atendimento dos prestadores de serviço, sobre o sincretismo do baiano. Por exemplo, dizem que o baiano tem fé em tudo: é verdade?”, questiona o diretor.

Estão no elenco do espetáculo os atores Alexandre Moreira, Denise Correia, Diogo Lopes Filho e José Carlos Júnior. Os cantores são Ana Mametto e Gerônimo, além de cantarem, participam do espetáculo como atores.

Convento do Carmo

Outro programinha especial para este final de semana: Viva o Carmo, aqui a cultura é sagrada! é o nome do movimento que celebra a arte, a cultura, a música, a gastronomia e outras expressões artísticas, através do projeto Domingo Cultural, que estreia neste domingo (28/05) no Convento do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo.

Comandado pela chef Tereza Paim, o Domingo Cultural acontecerá uma vez por mês. Além de movimentar o circuito artístico e cultural do Centro Histórico, o projeto tem como objetivo angariar fundos para a restauração da sacristia e reabertura do museu do Convento, que reúne mais de 2.400 peças de arte sacra.

Nesta primeira edição, já estão confirmados os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Restaurante Origem, que pilotará uma oficina de culinária; a estilista Luciana Galeão, apresentando o workshop de moda, Transformando resíduos em riquezas; os artistas visuais Maria Luedy e Eder Muniz, com pintura e grafite ao vivo; e os jornalistas e poetas, Kátia Borges e Nilson Galvão, que farão recital de poesias.

 Foto: Rafael Ramos/ Divulgação. Texto inspirado na matéria do Jornal A Tarde.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 14 =