Roteiro básico em São Paulo

10 coisas para se fazer em São Paulo | Um roteiro básico pela capital paulista

Êh São Paulo, sempre fazendo novos e velhos baianos te curtirem numa boa! Aqui vai um roteiro prático e básico (!) de coisas para se fazer em São Paulo. Para baianos e não baianos.

→ O que fazer em São Paulo

1. Ver a cidade de São Paulo do alto

Com mais de 2.500 arranha-céus, isso é o mais básico que você possa fazer em São Paulo. Dezenas de prédios oferecem mirantes com excelentes vistas da cidade, como o Edificio Martinelli, o Farol Santander, Terraço Itália, SESC Avenida Paulista, etc. Escolha o seu e desfrute de alguma vista panorâmica.

Vistas de São Paulo do Edifício Terraço Itália:

O que fazer em São Paulo

Vistas de São Paulo do SESC Avenida Paulista:

2. Explorar o Centro Antigo

O centro de São Paulo é tão vibrante culturalmente quanto do ponto de vista histórico. São diversos lugares e atrações para serem conhecidos e explorados. Solte em alguma estação do metrô do centro, pegue um mapa de mão e comece o tour por um dos centros históricos mais ricos e diversos do mundo.

Alguns lugares que valem a passada: Pátio do Colégio (local onde a cidade foi fundada), Catedral de São Paulo, Mosteiro de São Bento e a Basílica de Nossa Senhora de Assunção, Igreja do Rosário dos Pretos, Galeria do Rock, o famoso cruzamento da Av. Ipiranga x São João, Centro Cultural Banco do Brasil, Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú, região da Prefeitura e do Teatro Municipal, etc.

   

3. Assistir a um espetáculo no Teatro Municipal

De traços barrocos e renascentistas, não é preciso pagar caro para ver algum concerto, orquestra, festival, apresentações de balé ou outros eventos nesse local que é um verdadeiro deslumbre. Há diversos espetáculos gratuitos. No site, é possível encontrar informações sobre horários, datas, preços e fazer a reserva.

4. Bater perna e (fazer comprinhas) nas ruas 25 de Março e José Paulino

Os preços são mesmo convidativos e as compras são um ótimo pretexto para conhecer esses lugares de uma forma diferente. Tempo, paciência e disposição são itens indispensáveis.

5. Conhecer e provar as delícias do Mercado Municipal

Bem próximo à Rua 25 de Março está o Mercado Municipal de São Paulo, o mais importante e famoso mercado da cidade. Aqui você pode encontrar especialidades locais, muitas frutas tropicais e experimentar seus famosos sanduíches e pastéis.

 

6. Conhecer a Estação da Luz, a mais bela de suas estações do metrô

O imponente prédio com a torre do relógio já foi a principal porta de entrada para a cidade de São Paulo e hoje é uma das mais movimentadas estações  da cidade, funcionando com estação de trem e metrô. Na estação funciona o Museu da Língua Portuguesa e, de frente a Pinacoteca de São Paulo e o Parque da Luz. Estação da Luz: Metrô Linha 1 (Azul) ou Linha 4 (Amarela).

7. Explorar a Avenida Paulista (em qualquer dia)

Aos domingos, a Av. Paulista fica fechada ao trânsito e é simplesmente tomada por pedestres e ciclistas, no maior clima cívico e festivo, onde você encontra de manifestações políticas aos mais variados performer de rua ofertando suas artes e/ou produtos.

Mas as principais atrações da Paulista estão nas instituições que se localizam ao longo da mais famosa avenida do Brasil. Além dos icônicos Conjunto Nacional e o Museu de Arte de São Paulo, há a nova e encantadora Casa do Japão (fotos 1 e 2), a simpática Casa das Rosas (foto 3), o SESC Paulista (mirante!) e o extraordinário Instituto Moreira Salles (foto 4), onde tem exposições inovadoras e brilhantes.

   

7.1. Conhecer o Parque Tenente Siqueira Campos (Parque Trianon)

É quase inacreditável que existia esse parque, com essa área verde, incrustado no coração da Av. Paulista. O Parque Trianon é bem arborizado, com árvores catalogadas, cheiro de mata nativa, com dezenas de espécies de pássaros, onde você poe fazer caminhar, correr, ler um livro, brincar com crianças ou apenas descansar.

Localizado em frente ao MASP, o parque fica aberto todos os dias da semana, das 6:00 até as 18:00.

8. Assistir a um concerto na Sala São Paulo

A Sala São Paulo é o mais  importante espaço de concertos da cidade e tem acústica impecável e, não à toa, é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Assim como no Teatro Municipal, é possível assistir a concertos gratuitos, desde que reservados com bastante antecedência. Veja como no site da Sala São Paulo.

9. Conferir a arte de rua de São Paulo no Beco do Batman

Na encantadora Vila Madalena, bairro boêmio com bastante restaurantes e bares, está o famoso Beco do Batman, com ruazinhas repletas de artes de rua, que de tempo em tempo são renovadas. Confesso que é um pouco clichê o local, mas vale a conferida porque realmente tem artes muito bacanas. É bom evitar os finais de semana visto que fica muito cheio.

10. Comer, beber e curtir

Estando em São Paulo, não se pode pular essa parte. São Paulo tem uma vida noturna vibrante que oferece quase tudo o que você quiser – restaurantes primorosos (veja nossa seleção, aqui), pubs, clubes diversos, bares badalados, da moda , lounge bars, etc.

Além da seleção dos restaurantes que fizemos nesse post, conhecemos e recomendamos:

  • o bairro da Liberdade para comer comida japonesa, nele há opções de restaurantes finos e mais populares, bem como diversas lojas de produtos japoneses.
  • o Eataly para massas e produtos relacionados de muita qualidade. Provamos a pizza da La pasta.

 

  • o restaurante Conceição Discos & Comes em Santa Cecília, o bar Salve Jorge no Centro, a padaria Bella Paulista na Haddock Lobo, o Chicohamburger em Moema e o pub The Sailor na Av. Brigadeiro Faria Lima. Muito bons!

Salve Jorge SP

→ Planeje sua viagem para São Paulo

Hospedagem em São Paulo

  • Booking.com tem 2.028 hotéis, hosteis, casas e pousadas em São Paulo e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.
Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + doze =

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =