29 de março: Saiba mais sobre a bandeira da cidade de Salvador

A bandeira da cidade de Salvador é composta por um campo azul e, sobreposta a ele, uma pomba branca carregando um ramo de oliveira verde no bico, sobre a inscrição em latim “Sic illa ad arcam reversa est” que quer dizer “Assim ela (a pomba) retornou à arca”.

A pomba branca carregando o ramo foi idealizada pelo fundador da cidade, Tomé de Sousa e representa o encontro de uma terra onde os portugueses poderiam se firmar (Salvador), uma base, em analogia à passagem da Bíblia onde Noé solta uma pomba para encontrar terra firme, e ela volta com um ramo de oliveira no bico.

Outro significado possível é de que o símbolo tenha sido adotado em razão da fundação da cidade de Salvador e ter trazido a paz e reconciliação à então província da Bahia, que se encontrava em conflitos constantes decorrentes da ocupação da área pelo donatário Francisco Pereira Coutinho. A pomba remete ao antigo brasão colonial do estado da Bahia, que também continha uma pomba alçando vôo e carregando um ramo de oliveira em seu bico.

O azul da bandeira simboliza a esperança e a liberdade, adquiridas na capital baiana após muitas lutas.

PARABÉNS, SALVADOR! Que esta seja sempre uma terra livre, de luta e esperança em melhores tempos!????

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->