Os jardins e parques em Londres se estendem por cerca de 2.025 hectares ou 5.000 acres de espaços verdes pela cidade. Grátis, é possível visitá-los a qualquer dia do ano para um passeio ao ar livre, seja a pé, de bicicleta ou outra modalidade.
Rodeado de natureza, flores, lagos e diversa fauna, os parque são os maiores espaços abertos da cidade e valiosos habitats para a vida selvagem, além de palco de concertos de classe mundial, eventos e projetos comunitários.
7 parques em Londres para você conhecer:
1. Green Park
Com 19 hectares, o Green Park é o menor dos oito parques reais de Londres. Ainda assim, o Green Park é um triângulo tranquilo de árvores e pastagens e oferece um retiro tranquilo ao agito de Londres, bem ao lado do Palácio de Buckingham.

O portão do Green Park que fica ao lado do Palácio de Buckingham
Nele há memoriais, fontes e estátuas e onde acontece as Saudações da Arma Real, quando armas cerimoniais são disparadas para marcar ocasiões reais especiais. Apesar da enorme área verde, ele não concorre com o seu vizinho, mais bonito e mais bem cuidado, o St James’s Park.
Assim como o Hyde Park, o Green Park serviu como horta durante a Segunda Guerra Mundial. E há rumores de que, no século XVII, a esposa do rei Carlos II exigia que todas as flores fossem retiradas do parque depois que ela o pegou colhendo flores para outra mulher. O parque não tem canteiros de flores constituídos, mas há uma invasão de amarelo na primavera, quando cerca de um milhão de bulbos de narcisos estão florescendo.
Metrô: Green Park.
2. St. Jame’s Park
Esse é o parque mais lindo de Londres, em minha opinião. Com apenas 23 hectares, o St James’s Park é o segundo menor dos oito parques reais depois do Green Park. Mas o que falta em tamanho compensa em beleza e zelo, sendo o espaço verde mais bem cuidado em Londres.
O St Jame’s tem vistas ótimas para a London Eye, Westminster, Palácio de St. James, Carlton Tce e do Horse Guards Parade e uma visão perfeita do Palácio de Buckingham a partir da passarela que atravessa o lago central. O St James’s Park acaba incluindo o The Mall e o Horse Guards Parade, sendo rodeado por locais de muito interesse como o próprio Buckingham, Clarence House e Whitehall. Ou seja, uma respirada nesse parque e você já conhece muita coisa próxima.
Além desse lago lindo ao centro, o St Jame’s tem bastante flores e alguns bichos. Os famosos canteiros de flores do parque na frente do Palácio de Buckingham são um pano de fundo para desfiles, incluindo Trooping the Colour, bem como visitas de estado e outras ocasiões cerimoniais. Os pelicanos vivem no Parque St James há quase 400 anos e foram originalmente dados como um presente do embaixador russo ao rei Charles II.
Metrô: St James’s Park.
3. Hyde Park
O Hyde Park é um dos maiores parques urbanos do mundo. Possui 142 hectares, com mais de 4.000 árvores, um grande lago e jardins de flores ornamentais, e a sensação é de você se esquecer que está bem no coração de Londres.
O parque tem dois restaurantes à beira do lago que servem de tudo, desde refeição a uma rápida xícara de café. Além da enorme área verde, o Hyde Park tem uma série de edifícios e monumentos fascinantes, como a ponte e o Lago Serpentine, a fonte Joy of Life, a famosa estátua Archiles e o Memorial em homenagem à Princesa Diana.
No Serpentine Lake você encontrará diversos gansos e patos lindos e é até possível praticar remo ou pedalinhos, já que há barcos de aluguel e pode ser legal para um programa romântico ou com crianças. O aluguel custa £10,00 por pessoa/hora.
Além da gigante área verde, há possibilidade de fazer de natação, canoagem, ciclismo e até patinação. Há campos para diversos jogos, quadras de tênis, trilhas para passeios a cavalo e parquinho infantil. E como todo bom parque, ele é palco de grandes eventos e concertos de classe mundial.
O Hyde Park tem uma longa história como local de protesto e ainda recebe comícios e marchas atualmente. Aos domingos, a Speaker’s Corner (Recanto do Orador) fica cheio de turistas e oradores de Londres compartilhando seus pontos de vistas de todas as esferas da sua vida com quem esteja passando, rs. Figuras importantes como Karl Marx e Lenin já passaram por Speakers Corner.
☃ Fique ligado! De novembro a janeiro, há pistas de patinação no gelo.
– A foto em destaque desse post é no Hyde Parque. Os londrinos sabem aproveitar um dia de sol!
Metrô: Hyde Park Corner. Mas saiba que é possível chegar aos parques de Londres por diversas estações de metrô ou andando a partir de vários lugares. Tudo é bem próximo.
4. Southwark Park
As instalações do Southwark Park incluem um coreto que remonta ao ano de 1884, um café, um jardim de vida selvagem, lago para passeios de barco e com bastante aves, galeria de arte e parque infantil. Há também pista de corrida, quadras de tênis e campos de futebol.
Bem tranquilo, ele não é um dos parques mais famosos de Londres, mas pra quem fica na região de Southwark, é uma ótima opção para caminhada, piquenique ou para pegar um ar puro.
Metrô: Surrey Quays (London Overground). É preciso pegar antes a Julilee Line (linha cinza) e saltar na Canada Water. Faz a baldeação, com destino a New Cross e solta em Surrey Quays.
5. Postman’s Park
Este parque é bem pequenininho e um charme, localizado no centro de Londres, a uma curta distância da St Paul’s Cathedral e do Museum de Londres. Cênico, adquiriu seu nome devido à popularidade como um jardim de hora do almoço dos trabalhadores da antiga Agência Postal nos seus arredores.
Em 1900, o parque tornou-se o local para o Memorial de Santo Frederico Watts de Heroic Self Sacrifice (Watts Memorial), um memorial para pessoas comuns que morreram enquanto salvavam a vida de outras pessoas e que poderiam ser esquecidas.
Ao longo das paredes da galeria, cada azulejo detalha os nomes das pessoas e a natureza do ato heróico e o trágico. Na maioria, eles envolvem crianças ou dizem respeito a incêndios, afogamentos ou acidentes de trem.
O Postman’s Park ficou ainda mais conhecido em 2004, com o lançamento do filme “Closer – Perto Demais”. O filme apresenta Natalie Portman, Julia Roberts, Jude Law e Clive Owen, e é baseado no jogo de 1997, Closer, de Patrick Marber.
Um elemento chave do enredo do filme gira em torno do Postman’s Park. É revelado que o personagem Alice Ayres (Natalie Portman), de fato, fabricou sua identidade baseada no tablet de Ayres que fica Memorial do Heroico Self Sacrifice. Ela havia lido a placa na época de seu primeiro encontro com Dan Woolf (Jude Law) no início do filme.
O jardim também possui um atraente relógio de sol rodeado por canteiros de flores e uma pequena fonte de água.
6. Kensington Gardens

Não tirei uma foto do Kensington Gardens, tive que colocar uma minha. Que vergonha, rs
Neste parque você pode adquirir dicas para o cultivo de frutas e legumes da própria área do parque, que também abriga várias galinhas. O Kensington Gardens é um dos oito Royal Parks de Londres e ocupa uma área de 265 acres.
Metrô: Lancaster Gate / Queensway / High Street Kensington. Bus: 9, 10, 12, 27, 28, 31, 49, 52, 70, 94
7. Greenwich Park
Greenwich Park é um dos oito e o mais antigo parque real e ocupa uma área de 183 acres (74 hectares), sendo o lar de uma pequena manada de veados. Subindo até o topo da colina, você verá uma vista deslumbrante para o Rio Tâmisa e o centro financeiro de Londres.
De todos os parques que conheci em Londres, Greenwich Park é o mais diferente de todos porque ele não é apenas mais um parque da cidade. O parque é patrimônio da Unesco e faz parte do Patrimônio Mundial de Greenwich, que abriga a Linha do Meridiano de Greenwich, o antigo Royal Observatory e o National Maritime Museum.
Dessa forma, nesse parque também há muitas outras coisas que podem ser feitas, além de se aproveitar a sua área natural. Em falo melhor dessas outras atrações no post sobre o Meridiano de Greenwich.
‼Esse parque possui três cafés: o Pavilion Café, com belos jardins amplos; St Mary’s Gate Café (com lanchonete nas proximidades no verão) e The Honest Sausage – perto do Observatório Real.
Metrô: Greenwich. É possível também chegar de barco que foi o meu caso. Eu falo melhor sobre isso no post sobre o Meridiano de Greenwich.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U