Salvador - Bahia

9 verdades e 1 mentira sobre Salvador

Nem sempre queremos saber sobre a vida de alguém. Mas sobre a nossa cidade, nenhuma informação é demais!

Aí vão 9 verdades e 1 mentira sobe Salvador. Aviso: está muito facinho, rs.

1. Um estudo genético de 2008 realizado na população de Salvador confirmou que a maior contribuição genética da cidade é a africana (49,2%), seguida pela europeia (36,3%) e indígena (14,5%).

2. O bairro da Liberdade tinha a maior proporção de afro-brasileiros de Salvador quando o perdeu o título para Pernambués. O bairro de Brotas é o mais populoso da cidade com 70.158 moradores segundo o IBGE.

3. Salvador foi a primeira capital do Brasil até 1763, sendo a moradia dos imperadores e sua corte real.

4. O Elevador Lacerda foi na época da inauguração o mais alto do mundo. Foi também o primeiro elevador do Brasil.

5. No século XIX, quando ainda não existia a música carnavalesca, o Carnaval baiano era embalado por trechinhos de óperas.

6. A região metropolitana é formada doze municípios: Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, São Bernardo, Simões Filho e Vera Cruz. É a sétima região metropolitana mais populosa do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.

7. Muita gente não sabe, mas Salvador tinha outro nome. O antigo nome completo era São Salvador da Baía de Todos os Santos.

8. No porão do Mercado Modelo ficavam os escravos vindos da África enquanto aguardavam serem leiloados.

9. Durante o período colonial, a cadeia da cidade de Salvador funcionava no prédio da Câmara Municipal. Na ala norte ficavam as mulheres e na ala oposta os homens, sendo que no subsolo existiam as enxovias (cadeias subbterrâneas) onde ficavam as solitárias.

10. Onde hoje é a “Baixa dos Sapateiros” já foi um dia um rio tão logo batizado de “Rio das Tripas”, por causa do odor desagradável que exalava, graças às tripas jogadas dos gados abatidos no açougue da Câmara Municipal.

Foto: André Fofano

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->