Cachoeira da Fumaca

A abissal Cachoeira da Fumaça | Chapada Diamantina

A altura, por si só, já é atração, mas os encantos da Cachoeira da Fumaça vão além dos seus abissais (e muito difíceis de serem vistos) 380 metros de altura. Existem duas formas de visitá-la: por cima, a mais comum e fácil em um dia, e por baixo, a mais árdua e difícil em três dias. Por cima, são um total de 12 km, ida e volta, sendo que os 2 km iniciais de subida íngreme. Os 4 km seguintes são mais planos, inclusive com passagens por alguns riachos. A trilha da Fumaça é descampada, ou seja, é sol ou chuva na cabeça. Com guias fica mais fácil e seguro, paradas são feitas para descansar e curtir o incrível visual do Vale do Capão.

 Cachoeira da Fumaca

Após duas horas, finalmente, se chega a um ~mirante~ de onde se pode observar (com bastante dificuldade) a cachoeira e entender o seu nome. De tão alta, ela faz com que a água chegue lá embaixo como uma fumaça devido ao vento. Se ligue: se a região está há muitos dias sem chuvas, a cachoeira fica seca e você não verá nada ou apenas um filete de água, que passará quase imperceptível do tal mirante… o qual não é frontal. Para apreciar a cachoeira e o vertiginoso vale, é preciso co-ra-gem. Isso porque chegar à ponta de uma ~tal pedra~ pode dar vertigem, pânico e medo. Tem gente que nem chega perto. A orientação é chegar até à beira da pedra lentamente e deitado, e com o maior cui-da-do do mundo, respeitando o limite de cada um. Sério, não sentem na beira dessa pedra e não brinquem nesse local. É um perigo absurdo! Os que conseguirem colocar a cara próximo da ponta da pedra (deitados e segurados pelos pés, claro) e verem todo o vale e o poço da cachoeira pequenininho lááá embaixo, parabéns, e já antecipo: a imagem e sensação jamais sairão da sua cabeça. Inclusive, foi o que eu precisava para voltar lá e fazer a trilha da Fumaça por baixo. É apavorante, arrepiante mas é apaixonante. Em outro ponto, você vê a Fumaça mais de frente, bem como o vale e os paredões dos cânions, que é belíssimo e lembra demais os de Machu Picchu. Extraordinário!

Cachoeira da Fumaca

No caminho de volta da Fumaça, fica a bem gostosa Cachoeira de Riachinho. Muito boa para tomar banho e pegar um bom sol nas pedras.

Cachoeira da Fumaca

Imperdível essa cachoeira!

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->