A Bahia em Brasília: 9 informações curiosas que você não sabia

Neste dia histórico da votação do impeachment no Senado Federal, o Diário de Salvador elenca nove curiosidades a respeito da Bahia, que são convenções normais em Brasília.

Você sabia:

> O busto no centro do plenário do Senado Federal (foto em destaque) é do baiano Ruy Barbosa, notável deputado, senador e ministro, reconhecido na Corte de Haia na Holanda (1907) como o “Águia de Haia“, devido à sua brilhante atuação.

> Na entrada principal do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), há um outro busto do jurista Ruy Barbosa, em homenagem a grandes personalidades da história brasileira.

> A bandeira da Bahia é sempre posta ao lado direito da bandeira do Brasil em todas composições em que estão as demais bandeiras dos estados brasileiros. Isso se deve à ordem de criação de cada estado. É assim na Alameda dos Estados, em frente e, na Praça da Bandeira, dentro do Congresso Nacional.

> No Palácio do Itamaraty (sede do Ministério de Relações Exteriores), há três salas geralmente usadas para recepções e banquetes promovidos aos Chefes de Estados estrangeiros. As salas são denominadas de Sala Salvador, Sala Rio de Janeiro e Sala Brasília, em homenagem às três capitais do país.

> No Palácio da Alvorada e no Palácio do Planalto, residência do Presidente e sede da Presidência da República, respectivamente, existem diversas pinturas, obras de artes e relíquias de consagrados artistas baianos ou que remetem à história Bahia.

> Quando há reuniões do Presidente da República com os Governadores dos Estados, o critério do assento à mesa também é de acordo com a criação de cada estado. Desta forma, o Governador da Bahia tem sempre cadeira cativa ao lado do Presidente da República.

> No Museu do Senado Federal existem diversos móveis e objetos que pertenceram à primeira capital do Brasil, Salvador, sede da administração colônia entre 1549 a 1763.

> Os corredores do Senado que abriga os gabinetes dos senadores e as salas das comissões, normalmente, são nomeados de “alas”. Existe uma ala denominada “Antonio Carlos Magalhães” em homenagem ao ex-senador da Bahia.

> A Biblioteca do Senado Federal “Acadêmico Luiz Viana Filho“, é uma homenagem ao historiador e ex-governador da Bahia, nascido em Paris e registrado em Salvador.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: