A Bahia em Brasília: 9 informações curiosas que você não sabia

Neste dia histórico da votação do impeachment no Senado Federal, o Diário de Salvador elenca nove curiosidades a respeito da Bahia, que são convenções normais em Brasília.

Você sabia:

> O busto no centro do plenário do Senado Federal (foto em destaque) é do baiano Ruy Barbosa, notável deputado, senador e ministro, reconhecido na Corte de Haia na Holanda (1907) como o “Águia de Haia“, devido à sua brilhante atuação.

> Na entrada principal do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), há um outro busto do jurista Ruy Barbosa, em homenagem a grandes personalidades da história brasileira.

> A bandeira da Bahia é sempre posta ao lado direito da bandeira do Brasil em todas composições em que estão as demais bandeiras dos estados brasileiros. Isso se deve à ordem de criação de cada estado. É assim na Alameda dos Estados, em frente e, na Praça da Bandeira, dentro do Congresso Nacional.

> No Palácio do Itamaraty (sede do Ministério de Relações Exteriores), há três salas geralmente usadas para recepções e banquetes promovidos aos Chefes de Estados estrangeiros. As salas são denominadas de Sala Salvador, Sala Rio de Janeiro e Sala Brasília, em homenagem às três capitais do país.

> No Palácio da Alvorada e no Palácio do Planalto, residência do Presidente e sede da Presidência da República, respectivamente, existem diversas pinturas, obras de artes e relíquias de consagrados artistas baianos ou que remetem à história Bahia.

> Quando há reuniões do Presidente da República com os Governadores dos Estados, o critério do assento à mesa também é de acordo com a criação de cada estado. Desta forma, o Governador da Bahia tem sempre cadeira cativa ao lado do Presidente da República.

> No Museu do Senado Federal existem diversos móveis e objetos que pertenceram à primeira capital do Brasil, Salvador, sede da administração colônia entre 1549 a 1763.

> Os corredores do Senado que abriga os gabinetes dos senadores e as salas das comissões, normalmente, são nomeados de “alas”. Existe uma ala denominada “Antonio Carlos Magalhães” em homenagem ao ex-senador da Bahia.

> A Biblioteca do Senado Federal “Acadêmico Luiz Viana Filho“, é uma homenagem ao historiador e ex-governador da Bahia, nascido em Paris e registrado em Salvador.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: