Hoje vamos continuar falando da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, especialmente da sua igreja primitiva. Essa capela primitiva localizada, atualmente, dentro e na parte posterior à igreja – e acessível a todos (!), é considerada a primeira igreja levantada na Cidade do Salvador, datada da primeira metade do mês de abril de 1549. A atual Igreja da Conceição da Praia é a terceira construída no local, todas sobre o mesmo assentamento da primitiva ermida erigida por Tomé de Sousa quando da fundação da cidade, em 1549; e foi reedificada em meados do século XVIII pelas Irmandades do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição, no sítio antigamente denominado de Ribeira do Góis, ao lado do Arsenal da Marinha.
Esse antigo desembarcadouro junto à Rua da Praia era o local onde as naus faziam aguada, a reparação das suas velas e mastros e o embarque das mercadorias, como açúcar, aguardente, farinha de pau e tabaco. Essa parte da cidade possuía fontes para abastecer os navios e onde a população também se abastecia. No séc. XVI, nesse desembarcadouro, havia uma ermida sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, que “foi a primeira casa de oração e obra em que Tomé de Sousa se ocupou”. A armada de Tomé de Sousa, composta de diversas embarcações, desembarcava nessa Capitania em 1549, com o objetivo da fundação da cidade do Salvador. A nau capitânea denominava-se “Conceição” e outras naus da armada eram a do “Salvador” e a da “Ajuda”. O Govenador-Geral, ao fundar a nova cidade, tinha erguido uma igreja na praia, “que ficava fora da cidade propriamente dita”. A cidade do Salvador foi construída num promontório, tendo por face a costa da Baía de Todos os Santos, local excelente para a sua defesa. Entre as portas de Santa Luzia e de Santa Catarina, ergueram-se as Igrejas da Ajuda e a do Salvador, e fora dos muros, na praia, a Igreja da Conceição. (Fonte: texto exposto na capela).
O período medieval não faz parte da história do Brasil e é considerado um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Metaforicamente, se aqui tivéssemos esse período, as ruínas dessa igreja seria o maior símbolo de uma “Salvador medieval”.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U