A efígie em homenagem a Eubiose em pleno centro de Salvador

É preciso um olhar atento para enxergar esta efígie localizada em meio ao Gabinete Português de Leitura, Shopping Center Lapa e a sede da OAB/BA na Piedade. Cercada por grades, plantações altas e em meio ao turbilhão de transeuntes típico do centro da cidade, camelôs e banca de revista, ela quase passa despercebida.

A homenagem ao baiano e eubiota, Henrique José de Souza, revela a pluralidade religiosa de Salvador. Estudioso do ocultismo, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose e reconhecido como patrono de diversas lojas maçônicas e instituições de cunho cultural-espiritualista, ele também realizou diversos estudos iniciais acerca da espiritualidade e da identidade cultural brasileira.

Precursor do movimento eubiótico, manteve relações com experiências de iniciação do budismo esotérico e da teosofia e fundou em 1924, em Niterói/RJ, a Sociedade Mental e Espiritualista Dhâranâ, posteriormente chamada de Sociedade Teosófica Brasileira. Desenvolveu também temas ligados à evolução da consciência e aos ciclos naturais do planeta e da humanidade.

Sua obra ainda hoje é tema de estudos no campo da antropologia, religiosidade e misticismo e seu legado é seguido por diversas instituições derivadas ou não das que criou em vida, entre elas a própria Sociedade Brasileira de Eubiose, a Sociedade de Estudos Teosóficos e a Confraria Mística Brasileira, além de lojas maçônicas e outros grupos não-formalizados.

A Eubiose é a sociedade do Esoterismo, Ocultismo e Teosofia. É viver em perfeita harmonia com as leis universais. É vivenciar um conjunto de conhecimentos, cujo objetivo primordial é congregar, construir e religar integralmente as dimensões do sagrado, profano, divino e humano.

No Brasil, três templos foram construídos pelo fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose. Um na Ilha de Itaparica/BA, São Lourenço/MG e Nova Xavantiva/MT.

Rua Direta da Piedade, S/N – Piedade

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->