Recentemente a palavra/termo “baianada” veio à tona devido a um diálogo político numa sessão virtual do Senado Federal. Um senador catarinense utilizou de forma preconceituosa “baianada” para criticar o governador do seu estado […] “o Governador está fazendo umas baianadas lá, umas barbeiradas lá, comprando equipamento onde não há para entregar – isso é um problema nosso lá”. Um dos atuais senadores baianos presente à sessão não deixou passar a ofensa. Num tom político, fez a invertida […] “Começo por rebater uma palavra inadequada do nobre senador […] que disse que o seu Governador fez uma “baianada”. Não. Se ele tivesse feito uma baianada, o seu Governador teria feito a coisa certa, porque a Bahia está trabalhando corretamente […] O seu Governador certamente fez uma “cabanada”, que vem de cabana, orelhudo, similar a asno. Então, dirija-se ao seu Governador dessa forma e respeite os baianos.”
Esse episódio retrata como o preconceito regional se estabelece em diferentes lugares, contextos, situações e pessoas. Mas sempre da mesma forma: pejorativa e depreciativa. Qualquer baiano que já morou em outro estado certamente já passou por esse tipo de situação. Em seis anos fora da Bahia eu passei por diversas vezes, apenas com essa expressão. E até em encontros pontuais em outros estados, volta e meia essa palavra aparece… no trânsito, num táxi, numa mesa de bar, na praia, no transporte público. É algo recorrente. Cada baiano reage ou não de um jeito. Em contextos formais, não se deve passar batido e eu, particularmente, nunca deixei barato. Em contextos mais leves e informais, com amigos, colegas e conhecidos, para esse caso específico, sempre levei com muito bom humor, devolvendo que “lá na Bahia, a gente fala “mineirada”, “paulistada”, “goianada”, “cariocada” e por aí vai, a depender do estado do interlocutor.
O que você acha dessa situação? Já passou por algo parecido? Conta aqui embaixo.
P.S.: Os senadores foram Jorginho Mello (PL-SC) e Otto Alencar (PSD-BA).
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U
acho é pouco um baiano veio dizer que 3 ilhotas baianas eram superiores a outras capitais do ne mas ninguem grita nazismo quando baiano discrimina outros primos setentrionais agora ja vi ate outros nordestinos sendo condenados por nazismo fake quando respondem a altura esses baianos os sulistas estao certos
Quais seriam essas 3 ilhotas baianas? Que baiano foi esse?