Vocês já conheciam a expressão “Falha de Salvador”? Falha é a superfície ao longo da qual existe deslocamento de blocos formando um degrau. O desnível existente entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa deve-se a uma grande falha geológica, que foi batizada em homenagem à própria cidade onde essa feição ocorre ao longo de toda borda leste da Bacia do Recôncavo. No ponto em que se olha em direção ao Elevador Lacerda, é onde se vê mais claramente ao fundo um paredão de rocha. Essa escarpa formada pelo plano da falha tem sido mencionada desde o século XIX pelos naturalistas Von Spix e Von Martius, que visitaram o Brasil entre 1817 e 1820 e, anos mais tarde, pelo geólogo canadense Charles F. Hartt. Em Salvador, esta falha originou o relevo em degrau e para unir essas duas áreas geologicamente separadas, foram construídas diversas ladeiras, como as da Montanha, da Preguiça, da Água Brusca, além de outras.
Mais tarde esse desnível passou a ser vencido através de diversas obras de engenharia como o primitivo Guindaste dos Padres, o Plano Inclinado Gonçalves (1874), o “Parafuso do Lacerda” (1873), hoje Elevador Lacerda, o Plano Funicular do Pilar (1889), o Elevador do Taboão ou Balança (1896), além do Plano Inclinado Liberdade-Calçada (1981). A vegetação, que ficou preservada pela dificuldade de construção numa região tão íngreme, denuncia a posição da Falha Geológica.
O plano da Falha é atravessado pelo Túnel Américo Simas. Outro área onde a Falha pode ser bem observada fica ao longo da Av. Contorno: os paredões de pedra são o próprio plano da falha. O deslocamento vertical entre os blocos, é chamado “rejeito” da falha. No caso da Falha de Salvador, esse rejeito é de cerca de 6.000 metros. Entretanto, o desnível entre as Cidades Alta e Baixa no Elevador Lacerda, é de apenas 74 metros.
O movimento que formou a Falha de Salvador aconteceu há cerca de 145 milhões de anos, no início do chamado Período Cretáceo. As rochas que se deslocaram, são muito mais antigas: elas são Pré-Cambrianas, com mais de um bilhão e seiscentos anos.
Maravilha de história!
Fonte: Projeto Caminhos Geológicos da Bahia
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U