Nova Praca Cayru

A nova Praça Cayru: o que ela traz de bom, o que poderia ser melhor, o que será problemático

A Praça Cayru e o Terreiro de Jesus talvez sejam as praças mais emblemáticas de Salvador. Tendo o Mercado Modelo de um lado, e o Elevador Lacerda do outro, já dizia o saudoso Riachão, “quem chega na Praça Cayru vê o retrato fiel da Bahia”.

E, finalmente, como está a nova Praça Cayru? Estruturalmente, a praça triplicou de tamanho. Antes, ela se resumiu ao calçadão frontal do Mercado Modelo. Com a reforma, os carros não passam mais atrás dele. Passam, agora, do lado esquerdo e em frente, sentido à Av. Contorno. Dessa forma, a parte de trás e lateral direita do Mercado foram unidas, formando um enorme calçadão de concreto.

Praca CairuPraca Cairu

O que isso traz de bom? Primeiro, o inestimável valor do que falamos aqui: um lugar com vista para se apreciar o pôr do sol na baía nessa parte frontal do frontispício de Salvador. Um lugar mais livre, vivo, agradável para se caminhar, de suma importância para a vitalidade da região. Uma maior proximidade e acesso à Igreja da Conceição e ao Monumento à Cidade do Salvador (ainda em reforma). Uma nova perspectiva econômica, cultural, turística e de cidadania.

Nova Praca Cayru

O que poderia ter sido melhor? Ter se utilizado menos concreto cru e mais pedras frias. Não entendemos o porquê de economia com as pedras portuguesas, símbolo maior da herança lusa. Nem o calçadão frontal do Mercado foi todo feito com elas. E não venham dizer dos seus problemas. Já fizemos um post aqui sobre elas. O Calçadão de Copacabana, por ex, tem mais de 50 anos, possui mais de 4km e é um verdadeiro tapete. Ter mais árvores. As raras que tinham permaneceram e algumas foram implantadas próximo ao mar. Tomara que vingue mas a experiência de outras pela cidade não são as mais animadoras.

Nova Praca Cayru

O que será problemático? O poente descomunal de quente. A supressão de dois estacionamentos que serviam aos lojistas, clientes do Mercado, ônibus de turismo. Estacionamentos no Comércio como um todo.

Nova Praca CayruNova Praca Cayru

O que não pode se perder de vista? O ordenamento dos ambulantes, a limpeza e a segurança nessa nova área. A situação dos moradores de rua e da região.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: