Praca Marechal Deodoro

A nova Praça Marechal Deodoro no Comércio

A Praça Marechal Deodoro, também conhecida como Praça da Mãozinha, devido ao monumento em formato de mão (em homenagem à AICO – Associação Ibero Americana de Câmaras de Comércio), é a maior praça do Comércio. Após anos de completo abandono e degradação, a praça foi reformada e entregue neste mês de julho. A diferença do que era essa praça antes e como está agora é abissal. A praça ficou muito, muito, muito bonita. É realmente impressionante o que árvores e pedras portuguesas fazem em um ambiente. É impossível mensurar o valor do uso de pedras portuguesas no Centro Histórico de Salvador. Sobra charme, beleza, história, identidade e um sentimento extraordinário de acolhimento.

Praca Marechal DeodoroPraca Marechal Deodoro Praca Marechal Deodoro

As fotos falam por si só. Além de uma parte da pavimentação com pedras portuguesas, uma parte do chão foi pintado de vermelho, destacando o belíssimo corredor de árvores. O ponto de ônibus ficou digno, como a população de Salvador merece. Como está muito no início, tomara que pequenos quiosques sejam instalados para trazer a dinamicidade que o lugar e a comunidade local também precisam e merecem.

Praca Marechal DeodoroPraca Marechal DeodoroPraca Marechal Deodoro

Mais uma vez, é preciso que todos nós tenhamos consciência que obras públicas precisam de cuidados e vigilância cotidianamente. Todos os dias acontecia nessa praça uma feira do rolo que inviabilizava qualquer tentativa maior de se usufruir em plenitude de tudo de maravilhoso que esse espaço público podia oferecer; além de uma concentração de usuários de drogas e moradores de ruas. Nenhum ser humano merece viver nas ruas. De nada adianta se ter uma obra linda, que nos custou mais de cinco milhões e, com pouquíssimo tempo, ela entrar novamente num ciclo vicioso e longo de degradação e abandono. E novamente esperarmos anos a fio para uma nova reforma. É esse ciclo danoso que precisamos quebrar. A cidade, seus moradores e transeuntes precisam de urbanidade e civilidade todos os dias.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: