Música da Bahia

A proeza da música baiana ao cantar países, nações, suas culturas e ainda linkando à nossa

Salvador é mesmo uma coisa de outro mundo! A gente até tenta aqui mostrar o quanto tem de Salvador no mundo na nossa série Salvador e o Mundo ou o quanto tem do mundo em Salvador, como no nosso post “E se o bairros de Salvador fossem países”, mas isso é nada perto da grandiosidade e eloquência da música baiana ao cantar países, nações, suas culturas e ainda linkando à nossa!

Aí vão trechos e vídeos de algumas dessas canções de ritmos irresistíveis e verdadeiras pérolas da nossa música baiana! Orgulho!!

→ Canto pro Senegal – Banda Reflexu’s

“Linguisticamente o francês na dialética união baiana”. A música extensa e densa, fala da geografia onde o país está localizado e algumas características marcantes de sua cultura. Uma aula de antropologia, geografia e história.

→ Protesto Olodum – Olodum

“Na Bahia existe Etiópia”. “Contra o apartaid lá na África do Sul”. “Moçambique hei!”. Referências a três países em uma só música. Música marcante e lindíssima!

→ Madagascar Olodum – Olodum

“Faz o Olodum contra o apartheid, juntamente com Madagascar, evocando igualdade e liberdade a reinar”. “Madagascar, ilha, ilha do amor”. A letra densa e difícil conta a história da Ilha da Madagascar, fala de seus reinos e reinantes, como a Rainha Ranavalona, com detalhes e conceitos históricos aprofundados de como a formação de Madagascar se relacionou com o Brasil e porque não com o axé.

A música Madagascar – Olodum ficou uma verdadeira pérola na voz de Marinez da Banda Reflexu’s. Vale a pena ouvir de novo!

→ Faraó Divindade do Egito – Olodum

“Eu clamo Olodum Pelourinho. Êee Faraó! Pirâmide, a base do Egito. Êee Faraó!” Clássico do samba reggae e da axé music, a música traça um panorama da mitologia egípcia que deu origem à humanidade e, por tabela, ao Pelourinho.

Mas foi com Margareth Menezes que Faraó Divindade do Egito alcançou a projeção merecida!

→ We Are The World of Carnaval – Vários artistas

Em “We are the world of carnaval”, a gente mandou em inglês pro mundo saber onde é o mundo do carnaval e, claro, a nossa versão de “We Are The World”. 

→ Nabucodonosor – Banda Eva

“Ouvi dizer que Babilônia é Salvador”. Uma deliciosa composição e interpretação linda de Ivete Sangalo.

→ Faraó – Carlinhos Brown

“E o Egito é a Bahia”. Um hit clássico do Carnaval de Salvador.

→ Jesus é Palestino (Ralé) – Timbalada

→ Proibido o Carnaval – Daniela Mercury

“Salvador é a nova Grécia”.

→ É o Tchan no Egito, Havaí e Japão 🙂

Faltou alguma outra música nessa lista? Lista aqui pra gente!

Foto: Clara Elis

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: