Reserva Pataxo Caraiva

A reserva indígena Pataxó em Caraíva

Em quais lugares é possível ter contato com a cultura indígena na Bahia?

Caraíva fica no portal norte de entrada para o Parque Nacional de Monte Pascoal e a reserva indígena Pataxó. A 6 km ao sul, fica a aldeia Barra Velha, onde vivem aproximadamente 500 famílias pataxós e no Centro Cultural Pataxó Porto do Boi é possível conhecer um pouco mais da cultura deles. Muita gente pode se questionar (e eu também me questionei) se uma visita como turista a uma aldeia seria algo muito superficial e até mesmo fake. Asseguro que nesta aldeia não é. A visita dura cerca de três horas e a potência da experiência irá depender de cada visitante. É lindo e encantador com os índios se esforçam para oferecer uma experiência com eles o mais autêntica possível. O banho de folhas na entrada para limpar o corpo, as lindas pinturas corporais feitas com carvão, suas histórias contadas, a comida primitiva oferecida (comemos com as mãos), as danças e as danças que dançamos com eles é algo que desperta sentimentos, aprendizados e um grande elo de respeito que fica para sempre.

Em Porto Seguro, é possível conhecer a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, uma reserva de 827 hectares de Mata Atlântica preservada. Lá vivem 34 famílias ainda mantendo alguns costumes milenares. No local, o visitante tem contato com o cacique e o pajé da tribo, com as tradições e a cultura de um dos povos mais antigos do Brasil. As agências Reserva Pataxó da Jaqueira e a Pataxó Turismo disponibilizam vivências com diferentes atividades e tempos de duração como a Rota das Aldeias Pataxós, são cinco dias e quatro noites convivendo com indígenas nas Reserva da Jaqueira, Juerana, Imbiriba e Barra Velha; visita ao Monte Pascoal, monitorado pelos Pataxó da Aldeia Pé do Monte; Dia de Índio com pernoite; Ritual da Vitória, entre outros.

P.S: Negocie os R$80 por pessoa cobrado por bugueiros de Caraíva até a aldeia. É bem caro, pois a reserva é muito próxima. Para viver a experiência na aldeia é R$70.

P.S. Como quase tudo no Brasil, a gente nem precisa ir a fundo para saber ~informalmente~ de coisas que, estranhamente, estão na cara: casas, até pousadas privadas em áreas demarcadas como indígenas. Alarmante.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->