Em quais lugares é possível ter contato com a cultura indígena na Bahia?
Caraíva fica no portal norte de entrada para o Parque Nacional de Monte Pascoal e a reserva indígena Pataxó. A 6 km ao sul, fica a aldeia Barra Velha, onde vivem aproximadamente 500 famílias pataxós e no Centro Cultural Pataxó Porto do Boi é possível conhecer um pouco mais da cultura deles. Muita gente pode se questionar (e eu também me questionei) se uma visita como turista a uma aldeia seria algo muito superficial e até mesmo fake. Asseguro que nesta aldeia não é. A visita dura cerca de três horas e a potência da experiência irá depender de cada visitante. É lindo e encantador com os índios se esforçam para oferecer uma experiência com eles o mais autêntica possível. O banho de folhas na entrada para limpar o corpo, as lindas pinturas corporais feitas com carvão, suas histórias contadas, a comida primitiva oferecida (comemos com as mãos), as danças e as danças que dançamos com eles é algo que desperta sentimentos, aprendizados e um grande elo de respeito que fica para sempre.
Em Porto Seguro, é possível conhecer a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, uma reserva de 827 hectares de Mata Atlântica preservada. Lá vivem 34 famílias ainda mantendo alguns costumes milenares. No local, o visitante tem contato com o cacique e o pajé da tribo, com as tradições e a cultura de um dos povos mais antigos do Brasil. As agências Reserva Pataxó da Jaqueira e a Pataxó Turismo disponibilizam vivências com diferentes atividades e tempos de duração como a Rota das Aldeias Pataxós, são cinco dias e quatro noites convivendo com indígenas nas Reserva da Jaqueira, Juerana, Imbiriba e Barra Velha; visita ao Monte Pascoal, monitorado pelos Pataxó da Aldeia Pé do Monte; Dia de Índio com pernoite; Ritual da Vitória, entre outros.
P.S: Negocie os R$80 por pessoa cobrado por bugueiros de Caraíva até a aldeia. É bem caro, pois a reserva é muito próxima. Para viver a experiência na aldeia é R$70.
P.S. Como quase tudo no Brasil, a gente nem precisa ir a fundo para saber ~informalmente~ de coisas que, estranhamente, estão na cara: casas, até pousadas privadas em áreas demarcadas como indígenas. Alarmante.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U