A versátil Igreja da Piedade

A Igreja Nossa Senhora da Piedade foi construída em 1712, demolida em 1800, reconstruída em 1809, por ordem do Frei Ambrósio da Rocca, capuchinho italiano; dando lugar ao atual templo religioso, bem maior e mais imponente. Vagamente inspirada na Igreja de Loreto, Itália, apresentando, como aquela, torre do campanário recuada em relação ao corpo da igreja e da imponente cúpula.

É uma das primeiras igrejas com fachada e interior neoclássicos, do Brasil. A planta da nave segue o modelo da de São Bento, em cruz latina com cúpula no transverso.

Igreja da Piedade Salvador

Os altares laterais são em mármore policromado italiano, sem imagens, com painéis pintados por Teófilo de Jesus, um dos mais importantes pintores sacros do início do século XIX. O altar mor guarda ainda características barrocas, sendo a imagem da Piedade mais antiga, provavelmente da igreja anterior.

No piso e em toda igreja encontram-se muitas sepulturas de pessoas ilustres da época, além de alguns sarcófagos em mármore, logo na entrada.

Igreja da Piedade Salvador

Numa cidade repleta de riquíssimas igrejas barrocas, a Piedade é um tanto menosprezada pelos críticos de arte e, frequentemente, negligenciada pelos visitantes. Entretanto, pelo seu porte, pela sua localização, em frente a uma ampla praça, pela sua simplicidade e, ao mesmo tempo, imponência neoclássicas, é uma das mais interessantes e singulares igrejas de Salvador. O naturalista alemão, Von Martius, que a conheceu em 1818, a considerou como a mais formosa igreja da Bahia. Rugendas, anos depois, a desenhou e a descreveu como a mais importante da cidade.

O antigo e o moderno

Ao adentrarmos a Igreja da Piedade e passada a sacristia, somos surpreendidos por halls e salas modernas e reformadas, onde existe um importante legado cultural colocando a comunidade em contato com a sua história e suas tradições através do Centro Cultural dos Capuchinhos – CCC.

Igreja da Piedade Salvador

Trata-se de um conjunto cultural: Biblioteca, Arquivo Histórico, Museu e a Igreja, configurando-se como um espaço dinâmico, versátil, multiuso, colaborativo, mas que conserva a formação de uma identidade religiosa e mantém uma aura mística, sensorial, devocional, de renovação e fortalecimento da fé. O Centro Cultural dos frades capuchinhos propõe abrir ao publico turístico devocional, de segunda a segunda, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas.

O CCC oferece visitas guiadas e diretores espirituais, para ouvir os apelos necessitados, para pessoas que tenham o interesse de partilhar suas crises espirituais. Dispõe também de lojinha, sanitários para PNE (pessoas com necessidades especiais). Oferece um amplo estacionamento, um salão multiuso climatizado com um moderníssimo projetor, telão e equipamento sonoro. O espaço possui uma capacidade para 100 pessoas.

Outra coisa bem interessante que encontrei foram os antigos e atuais confessionários, demonstrando a atualização da Igreja com a passagem do tempo.

Igreja da Piedade Salvador

Os antigos confessionários…

Igreja da Piedade Salvador

Os atuais confessionários…

Na Igreja da Piedade celebram-se missas, a partir das 7 horas às 9 horas e 30 minutos e a tarde das 16 horas e as 19 horas, de segunda a segunda, exceto terças-feiras (missas especiais e pela devoção ao Glorioso Santo Antonio), período em que o fluxo da Igreja é bem maior, alcançando um total aproximado de 1800 pessoas entre as 05 missas celebradas no dia. Durante os dias normais o número de visitantes/fiéis chega a um aproximado de 350, todos provindos dos diversos bairros de Salvador e região metropolitana.

O Convento e o Ossuário

Dando continuidade à nossa série de posts sobre a Igreja da Piedade, neste terceiro e último, vamos falar sobre o Hospício de Nossa Senhora da Piedade, uma espécie de convento e sobre o que funciona abaixo do altar principal da igreja.

O Hospício de Nossa Senhora da Piedade, foi fundado pelos capuchinhos franceses, na segunda metade do século 17. Esse hospício primitivo foi concluído por volta de 1686. Uma nova reforma e ampliação foi realizada de 1809 a 1825, segundo o projeto dos frades Ambrósio de Arcévia, superior do Convento, e Arcanjo de Ancona. O conjunto arquitetônico assumiu um estilo neoclássico.

Igreja da Piedade Salvador

O convento, que é uma espécie de clausulo, funciona na parte esquerda da igreja e apesar de estar localizado na região central da cidade e, por consequência, ser bem barulhenta e tumultuada; o ambiente interno é bem silencioso e aconchegante, que em nada lembra o zunzunzum do lado de fora.

O que pouca gente sabe e teve acesso é ao que existe abaixo do altar principal da igreja. Trata-se do Ossuário Nossa Senhora da Piedade.

Igreja da Piedade Salvador

Antigamente, apesar de ser normal pessoas serem enterradas nas igrejas e nesta cripta constarem ossos de pessoas falecidas, nos séculos XIX a início do XX, atualmente, é possível, sim, a transferências de ossos para este ossuário. Obviamente, não é qualquer pessoa que poderá usufruir deste ossuário, é importante ser alguém da paróquia, que seja devota à Nossa Senhora da Piedade e que seja deferido tal pedido pela Administração da Igreja.

Interessante, não?

 

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: