O Abbey Road Studios foi fundado em 1931 pela Gramophone Company, sendo que hoje ele pertence à EMI. Originalmente, o prédio era uma casa georgiana de nove quartos, datada da década de 1830, e para celebrar a sua abertura como estúdios, Sir Edwin Elgar conduziu gravações de músicas da London Symphony Orchestra. Mas os estúdios ficaram famosos mesmo foi durante a década de 1960, quando os Beatles os usaram para desenvolver uma gama de técnicas inovadoras de gravação.
Depois do ‘toque de midas’ dos Beatles, você já sabe o que ocorreu. O Abbey Road Studios nunca mais foi o mesmo e ficou eternizado graças também ao título homônimo do último álbum lançado pela banda, em 1969. A capa do álbum homenageava a rua e o estúdio de Londres, trazendo o quarteto de Liverpool atravessando uma faixa de pedestres, que fica um pouquinho antes do estúdio.
“Ah, mas é só uma faixa de pedestres”. Não, meu amigo, não é. Quer dizer, se você não curte os Beatles, realmente, pode ser. Mas se você curte, pelo menos, um pouquinho, sabe o quanto essa faixa é emblemática e significativa.
Pra mim que adoro os Beatles, ela é quase a Meca para os muçulmanos, a Terra Santa para os cristãos, rs. Brincadeiras à parte, pisar nessa faixa, imitar a famosa capa do disco, sozinho, com amigos ou até desconhecidos é praticamente um sonho realizado, uma graça alcançada, haha. A Abbey Road é praticamente um lugar de peregrinação, o mais famoso ponto de encontro dos fãs Beatles do mundo inteiro que vão pra lá com o mesmíssimo objetivo.

Do lado da faixa: Eu avisei que o lugar é disputado
Londres é encantadora em quase todas as suas ruas e lugares. O bairro de St. John’s Wood , onde fica a Abbey Road não é diferente, é um bairro muito charmoso, de classe alta, com lindos prédios e onde mora, olha só, um dos precursores de toda essa história. Sim, ninguém menos que Sir. Paul McCartney mora ali beeem pertinho da famigerada faixa de pedestre. Dica esperta: Cavendish Avenue.

Confesso que desejei morar neste prédio que é maravilhoso e fica bem ao lado da bendita faixa, rs.
Para tirar a foto, ou melhor, várias, porque ninguém se contenta com uma só, o maior desafio será negociar a sua vez com as outras pessoas. É muita gente, sério! Todo mundo querendo tirar ao mesmo tempo, sendo que você quer aparecer sozinho na faixa. E toda vai chegando mais e mais pessoas.
Volta e meia passa algum motorista ou motociclista mais estressado (e com razão!), com pouca paciência para esperar todo esse ritual diário que se repete há muito e muitos anos. Pensando bem, deve ser uma tortura pros moradores e habituais do local, hehe.
Outra coisa que todo fã dos Beatles que se preze faz é deixar o seu nome no muro baixinho do próprio Abbey Road Studios. Claro que eles apagam os nomes de tempos em tempo, mas vale a emoção momentânea mesmo assim. Eu, claro, deixei minha marca lá. ?
❓Como chegar à Abbey Road?
Metrô: St. John’s Wood, linha Jubilee (cinza). Não tem erro, saia da estação e siga pela Grove End Road que, rapidamente, você encontrará a faixa.
Na saída/entrada da estação tem a “Beatles Coffee Shop”, que pode ser uma pausa interessante para um café ou dar uma peruada por diversos objetos e lembranças dos Beatles. Hehe, a gente não se cansa.
‼Cuidado com o ônibus que leva à Estação Abbey Road no leste de Londres e que não tem nada a ver com o Abbey Road Studios. Não pegue ele.
Leia mais sobre os Beatles:
Por dentro da The Beatles Story em Liverpool
Magical Mystery Tour: O fascinante passeio pela Liverpool dos Beatles
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U