Dia desses, eu estava andando pela Praça Municipal de Salvador, a qual estava linda (!), limpinha (!!) e lotada de turistas (!!!). Havia vários ônibus cheios de turistas chegando e o cenário era este: os turistas descendo e um forte assédio de ambulantes no Centro Histórico de Salvador oferecendo, melhor, forçando colares e fitas em cima dos encantados e (espantados) turistas.
Alguns falando o famigerado “Sorria, você está na Bahia”, era o passaporte necessário para ir insistindo e caminhando junto ao turista até… são muitos os desfechos.
Diga-se de passagem, a maioria desses ambulantes estavam postando um colete como o nome “credenciados”, mas mesmo assim, será que isso é normal e bom para a imagem da Bahia?
O turista mal começou o seu passeio, mal colocou o pé na melhor área do turismo em Salvador e já recebe esse enorme assédio em cima dele. Será que ele tem condições de decidir, no seu primeiro minuto no local, o que ele vai comprar ou se vai? Sinceramente, não vejo isso com bons olhos para a imagem que nesse momento ele já começa a fazer sobre o turismo na Bahia.
Fantástico são os nossos produtos, nossa língua e expressões peculiares, a nossa gente! O que não é nada razoável e de bom senso é essa insistência que é chata e incomoda muito. Eu estava incomodada pelo que, apenas, observava.
Ademais, essa é uma queixa recorrente e relatada em vários meios por praticamente todo amigo ou pessoa que passou recentemente por Salvador: muita gente em cima oferecendo e forçando coisas… o que, além de manchar a imagem do turismo em nossa terra, também causa bastante insegurança, né?
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U