Desde a fundação de Salvador, o deslocamento de mercadorias e pessoas entre a cidade alta e a cidade baixa demandou soluções de transporte público e privado. A partir do século XVII, planos inclinados e elevadores passaram a caracterizar o frontispício da cidade. O Elevador do Taboão foi inaugurado em 19 de janeiro de 1896, e constituiu um marco da arquitetura em ferro na Bahia: além da torre de 28m de altura, também a ponte que conduzia os passageiros ao solo, e mesmo os parapeitos dessa ponte, eram em ferro. Suas duas cabines funcionavam originalmente por contrapeso, num sistema hidráulico conhecido como “balança”, e utilizava água do mar e água doce da encosta. O elevador funcionou diariamente até ser desativado em 1959.
A volta das operações do Elevador do Taboão é um marco. É viver e trazer à contemporaneidade a nossa própria história: a que tanto já se perdeu e o pouco da que ainda nos resta. E a região do Taboão (tanto a alta quanto a baixa) talvez seja um dos nossos recônditos mais desconhecidos e desprezados. Subir e descer o elevador nos dá essa dimensão, mas uma nova perspectiva, a do conhecimento. Afinal, como poderemos mudar ou nos apropriarmos de algo que sequer conhecemos, ainda que seja nosso?
“We Are The Champions”, a trilha sonora do reels que fizemos no Instagram, não foi escolhida à toa. Dramática e solene, como a reinauguração do elevador, o seu passado e seu (desconhecido) futuro. Sim, somos campeões pelo resgate desse marco histórico, mas é preciso continuar e continuar. Sua reforma nos custou abissais 5,4 milhões de reais (!) e por que ele não continuou como anteriormente, tipo balança? Existe um desse em Capri, na Itália, estilo funicular, mais simples, e que teria muito mais a ver com Salvador e essa região. Esse era exatamente o seu diferencial! É preciso da nossa parte nosso olhar contemplativo mas também crítico e muito, muito mais que subir e descê-lo.
O Elevador opera de segunda a sexta, de forma gratuita. Não há ainda previsão de começar a cobrar ou abrir aos sábados. Locais – Comércio: Rua do Julião, 59 (atrás da Associação Comercial). No Taboão: Rua do Taboão (após descer o Largo do Pelourinho, vire à esquerda e siga).
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U