Roteiro Urbano de Arte

As artes do RUA – Roteiro Urbano de Arte no Comércio

O RUA – Roteiro Urbano de Arte é um projeto que busca reunir uma série de obras de artes visuais a céu aberto no querido bairro do Comércio. Idealizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), as obras compõem paredes grafitadas, postes, bancos, asfalto, chão e diversas obras físicas espalhadas pelo Bairro. Confira abaixo algumas delas:

(Zuarte homenageia Reinaldo Eckenberger) – Na Praça da Inglaterra, o projeto Maternos reúne um conjunto de cinco esculturas em fibra de vidro e resina poliéster que o artista plástico Zuarte Júnior criou homenageando o artista Reinaldo Eckenberger (1938-2017).

Roteiro Urbano de Arte Roteiro Urbano de Arte

(Iêda Oliveira homenageia M.B.O.) – Através de um jogo de amarelinha e de 15 cavalinhos de aço, Iêda Oliveira montou o Haras para M.B.O., uma instalação para que as pessoas reflitam sobre a presença da cultura popular em nosso dia a dia, e possam participar e interagir com as obras que estão na Praça da Inglaterra. A artista acredita que o projeto RUA requalifica o Comércio e está especialmente feliz por poder homenagear seu pai, o artista naif Manoel Bittencourt de Oliveira (1930-2018).

Roteiro Urbano de Arte

(Ayrson Heráclito homenageia Mestre Didi) – O segundo encontro que o RUA promove é do totem criado por Ayrson Heráclito para homenagear Mestre Didi, como era conhecido Deoscóredes Maximiliano dos Santos (1917-2013). A escultura “Juntó” é uma referência ao segundo orixá das pessoas, que acompanha os orixás principais que regem as cabeças.

Roteiro Urbano de Arte

(Ray Vianna homenageia Mário Cravo Júnior) – A próxima parada é numa encruzilhada onde Ray Vianna colocou Laroyê, sua escultura em fibra de vidro, com seis metros de altura, em uma representação de Exu. Laroyê homenageia o artista Mário Cravo Júnior (1923-2018), que foi um dos mais importantes escultores baianos e um grande forjador de “exus”.

Gostaram?

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments