Ilhas da Baia de Todos os Santos

As misteriosas ilhas da Baía de Todos-os-Santos

{As misteriosas ilhas da Baía de Todos-os-Santos} Segundo registros, a Baía de Todos-os-Santos possui 56 ilhas espalhadas por sua dimensão de mais de 1.200 km². As maiores dessas ilhas são a Ilha de Itaparica, maior ilha marítima do Brasil que compreende dois municípios (Vera Cruz e Itaparica), cuja contracosta até hoje continua sendo uma grande desconhecida; Madre de Deus; Ilha de Maré; Ilha dos Frades e Bom Jesus dos Passos, essas três últimas pertencentes ao município de Salvador.

Algumas das outras ilhas são: Matarandiba, Saraíba, Cajaíba, São João, Mutá, Olho Amarelo, Caraíbas, Malacaia, Porcos, Carapitubas, Canas, Ponta Grossa, Fontes, Pati, Santos, Cal, Coqueiros, Itapipuca, Grande, Pequena, Madeira, Chegado, Topete, Guarapira, Monte Cristo, Coroa Branca e Uruabo. A Ilha do Medo ganhou notoriedade após divulgação na mídia por pescadores com histórias de arrepiar. Lá, um velho casarão em ruínas talvez seja o motivo dos mistérios que a rondam. No séc. XIX, funcionou no local um leprosário. Quando a hanseníase era uma doença incurável e contagiosa, o velho casarão era um local de isolamento.

Ilhas Baia de Todos os Santos

As demais ilhas são porções de terra bem menores e ainda mais desconhecidas da maioria das pessoas. Quem tem um pouco mais de conhecimento sobre as mesmas são os nativos, pescadores e barqueiros que contam muitos casos delas, inclusive citando os seus “donos”, como se elas fossem ilhas privativas. Nós mesmos ~ouvimos~ de alguns nativos (portanto, carece que confirmação), que algumas dessas ilhas são pertencentes a figurões como o ex-banqueiro Daniel Dantas, Ivete Sangalo, Bell Marques, ex-presidente do Bahia (qual? não sabemos), Marcelo Odebrecht e até uma ilha do cassino. Realidade? Conversa de nativos? De pescador? Difícil saber. Só sabemos que são lugares exclusivos, privilegiados, de natureza virgem, difícil acesso, só se chegando pela água ou pelo ar. Quem sabe um dia saberemos.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: