Audiência Pontifícia Vaticana: Nosso encontro próximo com o Papa Francisco

“Quem chega à Praça de São Pedro se sente imediatamente acolhido por um abraço espiritual simbolizado pelas duas colunatas simétricas de Bernini. Seu olhar, no entanto, é espontaneamente atraído para a nobre parede de travertino sobre a qual se ergue a cúpula e sobre a qual estão dispostas oito colunas de uma única ordem, como oito gigantes, apoiando na posição central o frontão triangular com o brasão de armas do Papa Paulo V. O poder espiritual liberado pela figura do Cristo Redentor no centro da balaustrada que coroa o edifício, dá origem àquela maravilhosa visão de apóstolos, mártires, confessores e virgens que saem do lado de Cristo no ápice da fachada e se desdobram em uma grande multidão ao longo de todo o comprimento dos dois braços da colunata como se lembrassem e resumissem a história e a missão da Igreja, que é a de dar testemunho da santidade da vida, a mensagem do Evangelho “. Papa João Paulo II, 1987.

 Audiência Papal

Com essa tão linda e espirituosa mensagem e, para além das enormes questões conflituosas que cercam o Vaticano e a Igreja Católica e dos seus atuais problemas (que sempre houve), é importante que tenhamos consciência que tudo isso não tira a fé e as crenças bem intencionadas de bilhões de pessoas em todo o mundo e dos milhões que visitam diariamente o Vaticano, especialmente, para ver e ouvir palavras de seu líder máximo.

Audiência Papal

Dia de Audiência Papal – A Praça de São Pedro fica lotada

Por isso, se não lhe basta apenas ver o papa do alto da janelinha da Biblioteca do Vaticano abençoando a multidão que se aglomera, aos domingos, na Praça de São Pedro, você precisa tentar participar da audiência papal, que acontece todas as quartas-feiras no próprio Vaticano. 

→ Como participar da Audiência Papal

O papa dirige-se ao seu rebanho na esplanada do Vaticano ou, se estiver chovendo ou por outro motivo, ele recebe os fiéis num espaço fechado, geralmente na Sala Paolo VI. Para participar dessa audiência, é necessário enviar um fax e uma carta à Prefeitura do Vaticano e torcer para que eles respondam e, principalmente, para que o Papa esteja em Roma justo no dia em que você estará. Tudo vai depender de sorte.

No link acima, tem tudo explicadinho sobre que você deve fazer. É bem simples, basta preencher com os seus dados pessoais, o número de pessoas que irá participar, colocar seu e-mail, endereço e telefone. A resposta deles pode vir via fax, por carta ou e-mail e, às vezes, eles também não respondem. Mas não desista. No dia da audiência vá mesmo assim, que você poderá participar. Espera que falo sobre isso mais à frente.

Na verdade, o próprio Vaticano recomenda/exige que você retire os bilhetes para as Audiências num dos escritórios deles localizado no Portão de Bronze (Praça de São Pedro, colunata do lado direito), na terça-feira anterior à data da audiência escolhida, das 15:00 até às 19:00 horas ou então no próprio dia da audiência, pela manhã, a partir das 7:30. Para isso, você precisa ir munido com a resposta que você recebeu anteriormente e retirar os ingressos no dia anterior da audiência ou no mesmo dia bem cedo.

Se você estiver em Roma na terça anterior à quarta (dia da audiência), vá, retire seus ingressos e fique tranquilo. No próprio dia (quarta-feira) é praticamente impossível porque a fila para entrar é gigante e você não vai querer correr o risco de sentar em um lugar ruim, visto que é muito pouco tempo para retirar o ingresso antes e ainda encarar a fila para entrar na audiência, que começa às 10h30. 

No meu caso, olha o que aconteceu. Na terça, véspera da audiência, eu fiz um bate e volta à Capri e por isso não consegui retirar os ingressos. Na quarta, eu acordei bem cedo para retirá-los, porém, a fila para entrar na audiência já estava tão grande, que arrisquei já garantir meu lugar nesta fila apenas com a carta/e-mail de confirmação que havia recebido antes do Vaticano e consegui entrar mesmo assim. Por isso, se você não teve como retirar os ingressos antes, arrisque mesmo assim porque na hora eles não olharam qual o tipo de ingresso/confirmação que as pessoas tinham em mãos. A verdade é que é muita gente para passar pelos detectores de metais do Vaticano em tão pouco tempo, quase uma operação de guerra paz.

E aqui vai outra dica muito boa para você ganhar tempo nessa hora. Se você estiver com um grupo, deixe que apenas uma pessoa fique com as sacolas, bolsas, pois, assim, só ela passará pela máquina que escaneia os objetos e as outras pessoas já adiantam passando livremente apenas pelo raio-x. Essa fila é bem mais rápida e quem já passou pode ir correndo para garantir um bom lugar, de preferência, quanto mais próximo ao corredor onde passa o papa móvel o ao altar do Papa, melhor. 

→ Como funciona, na prática, a audiência papal? 

Você já sabe que é preciso chegar bem cedo ao Vaticano na quarta-feira. Isso porque há milhares de pessoas de todo lugar do mundo com o mesmo propósito que o seu. E, principalmente, caso você queira garantir um bom lugar nessa audiência. E esse bom lugar, lógico, é pra ver o papa mais de pertinho e sentir uma emoção única que você levará para o resto da sua vida!

Após todas as pessoas se acomodarem, sentados, começa a maior expectativa da audiência, que é a passagem do Papa no papa móvel bem próximo aos fiéis. É um verdadeiro estado de euforia, onde todos querem ver, ficar o mais próximo e receber um aceno do Papa Francisco. Pense numa emoção sem igual! Que ser humano iluminado! Quando o vi de longe, já comecei a me emocionar, foi lindo demais!

Depois do desfile do Papa por toda a esplanada, religiosos do Vaticano saúdam todos os presentes em suas línguas nativas. Acredita que nesse dia a primeira saudação foi em português brasileiro? O mais legal nessa audiência é que você não ficará voando por não entender inglês, italiano ou outra língua. Todas as mensagens são traduzidas para o português e mesmo que elas sejam repetidas em diversas línguas, você não enjoa. É um momento único, de silêncio e especialíssimo! Quando estava lá imaginei o privilégio que foi viver isso. Com certeza, muitas pessoas desejariam estar no meu lugar.

Eu não sei qual será o papa atual quando você for ao Vaticano, mas se ainda for o Papa Francisco, garanto que tudo valerá ainda mais a pena: as filas, o calor ou o frio, a espera, o cansaço físico. Eu me emocionei muito ao vê-lo bem pertinho de mim, do meu lado! Que momento, que emoção! Ver a sua face tão bondosa e carismática e ouvir sua mensagem de fé, através de uma fala tão tranquila e serena foi algo indelével para a alma e que eu nunca irei esquecer.

→ O Papa Francisco fala em português na audiência?

O Papa Francisco fala em diversas línguas na audiência. Ele não falou exatamente em português, mas o tradutor do Vaticano faz a tradução perfeitamente. De qualquer forma, por ele falar italiano e espanhol, línguas próximas à nossa, dá pra entender bem a sua mensagem. Tudo é mágico! Tenho certeza que você vai entender o que precisa ser entendido.

→ Dá pra tirar foto, beijar a mão do papa na audiência?

Primeiramente, o Papa Francisco já deixou claro que não é para beijar a sua mão, muito menos o Anel do Pescador em nenhuma situação e um encontro mais próximo assim com o papa é algo muito difícil de acontecer para pessoas “normais”, hehe. Quanto à possibilidade de uma foto, olha, se você for muito sortudo e mais que abençoado, quem sabe. Chegue muito cedo e fique na primeira fileira. Após a audiência, o Papa cumprimenta algumas pessoas, quem sabe ele não vem para o seu lado, rs. Reza, meu filho!

Saiba que, neste mesmo dia, eventualmente, o Papa faz uma benção especial para noivos e jovens casais. Assim como alguns convidados especiais, eles ficam sentados num lugar de destaque na audiência e o Papa, após a celebração, se aproxima desse grupo, troca palavras e tira fotos com algumas pessoas. Um casal de amigos meu conseguiu um registro fantástico com o Papa Francisco em uma dessas audiências. Se você for um jovem casal, lembre-se de ir com roupas claras e bem apresentadas, isso faz diferença para você ser escolhido lá na hora (bem, foi isso que eles me falaram).

Lembre-se que a audiência papal é totalmente gratuita. Cuidado com empresas, pessoas ou pacotes de viagem que cobram por ela. Você só precisa entrar em contato com a Prefeitura do Vaticano anteriormente como falei acima e clicando aqui.

Leia também: O que fazer no Vaticano

Gostou? Compartilhe!

3 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 4 =

3 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =