Baia de Itapagipe

Baía de Itapagipe e Península de Itapagipe: você sabe do que se trata?

Baía de Itapagipe e Península de Itapagipe, você sabe do que se trata e onde elas estão localizadas?

A Península de Itapagipe ou Península Itapagipana compreende os bairros da Calçada, Mares, Jardim Cruzeiro, Massaranduba, Uruguai, Roma, Dendezeiro, Bonfim, Monte Serrat, Boa Viagem, Vila Ruy Barbosa, Caminho de Areia, Baixa do Fiscal e Ribeira. Geologicamente, península é uma porção de terra ou faixa territorial que se estende para além do continente e tem água por quase todos os lados, exceto um que liga ao continente. A gente nem precisa falar da importância dessa área para Salvador, que engloba pontos marcantes da cultura baiana, religiosidade, monumentos históricos, paisagens deslumbrantes, além da grande importância industrial no passado.

Já a Baía de Itapagipe é, assim como a Baía de Aratu, uma grande enseada que adentra o continente, contorna a bairro da Ribeira e banha outros bairros, inclusive alguns do Subúrbio de Salvador (Lobato, Plataforma, São João do Cabrito, etc). Uma forma simples e barata de experienciar a dimensão da Baía de Itapagipe é fazendo a travessia Ribeira x Plataforma de barquinho.

A Península e a Baía de Itapagipe são um dos lugares mais diferentes e exóticos de Salvador. A Marina da Ribeira parece estar instalada num pequeno balneário. Tudo parece nos remeter a uma pequena cidade do interior. A formação geológica da região – as terras altas do Subúrbio ao fundo, península, baía, os braços de mar da Baía de Todos-os-Santos avançando continente adentro – só ratificam a singularidade extraordinária de Salvador.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: