Baía de Todos os Santos

Baía de Todos os Santos, já falei que te amo especialmente hoje?

Baía de Todos os Santos, já falei que te amo ~especialmente~ hoje, no Dia de Todos os Santos?

Antes de compartilhar um pouco da história da baía, vocês já perceberam como a gente fica preso à visão alta da baía da Praça Municipal, mas que, na verdade, é da Cidade Baixa, principalmente da Ponta do Humaitá que a gente vê mais de perto a grandiosidade da imensidão e da beleza da nossa baía?

Na ponta onde se situa o Farol da Barra, está a divisa entre a Bahia Atlântica e a sua enseada, o seu Recôncavo. Do Farol pra fora, o mar aberto; dali pra dentro a mansa lâmina de água, o mar interior que os indígenas chamavam de Kirimurê e que o navegador italiano Américo Vespúcio, o primeiro a visitá-la em 1º de novembro de 1501, chamou de Baía de Todos os Santos. Em torno a ela se organizou um núcleo demográfico original e surgiram belas cidades coloniais, a mais importante delas, a cidade do Salvador da Bahia, capital administrativa, portuária e militar do Brasil até o final do século XVIII.

O açúcar e o fumo se tornaram produtos destacados da exportação brasileira e nas suas atividades agrícolas e industriais trabalhavam milhares de pessoas. Índios, inicialmente, negros e brancos cujo envolvimento suscitou o surgimento dos primeiros brasileiros. No Recôncavo da baía, portanto, esses primeiros brasileiros constituíram suas atividades econômicas, organizaram seus festejos, desenvolveram sua cultura material e espiritual, tudo indissoluvelmente ligado ao mar e às atividades marítimas. Os mais importantes núcleos populacionais se estabeleceram próximos ao mar e aos rios que integram o conjunto hídrico da baía. O mar e os rios eram fontes de alimentos, os barcos os meios de transporte de mercadorias e pessoas. Nesse espaço sócio-ecológico bordejado pela Baía de Todos os Santos nasceu a sociedade brasileira. Fonte: Museu Náutico da Bahia.

E, agora, a pergunta que não quer calar: Por que choras Baía de Guanabara?

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->