Bloquinhos no Pre Carnaval de Salvador

Bloquinhos no Pré-Carnaval de Salvador: o melhor que poderia ter acontecido

Palhaços do Rio Vermelho, Banho de mar a fantasia na Ladeira da Preguiça, Bloco de Hoje a Oito, Gravata Doida e outros blocos no Santo Antônio, Bloco Moraes Moreira nos Barris e Garcia, Bloco da Resenha na Pituba(!), etc… o que o nosso Pré-Carnaval aponta de novo e para o futuro do Carnaval de Salvador?

Em segundo plano, uma expansão física e maior abrangência do nosso carnaval. E isso, em hipótese alguma, significa o esvaziamento dos circuitos oficiais, apenas que o carnaval também possa acontecer de outras formas e em outros pontos da cidade. Isso é bom para os bairros, para os soteropolitanos, para a atrair outros e novos públicos e para a diversidade do nosso carnaval como um todo.

Em primeiro plano, que Salvador e sua população aspiram também por um modelo de carnaval de rua mais genuíno, simples, barato, fantasiado. O saudoso e necessário carnaval de outrora. Sem grandes custos, atrações e estrelas. Feito pelo povo e para o povo. Onde todos sejam mais, verdadeiramente, iguais. Onde crianças, idosos, famílias, adultos mais velhos participem e se sintam motivados a participar. Um carnaval com mais alegria, simplicidade e maior liberdade.

Estivemos em diversos lugares e momentos do pré-carnaval de Salvador de 2020 e foi maravilhoso constatar que Salvador está aberta e, aos poucos, abarcando um novo e outro modo de fazer carnaval, com enorme aderência e clamor. Um carnaval de bloquinhos e fanfarras com famílias, idosos, crianças, adultos e jovens ocupando o mesmo espaço sem maiores preocupações e complicações, onde as mulheres se sentem mais à vontade para exibirem seus corpos da forma que querem, sem olhares tortos ou censuradores. Um carnaval tanto noturno como diurno, barato, onde todos fazem, de alguma forma, efetivamente, esse carnaval. Um autêntico, participativo e legítimo carnaval de rua que não dá mais para Salvador ir na contramão.

E a todos, um grito de carnaval: criem seus blocos!

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: