Cachoeira do Buracao

Cachoeira do Buracão, a rainha das cachoeiras da Chapada Diamantina

Tudo o que for falado sobre a Cachoeira do Buracão não será exagero. O visual e a experiência do Buracão está entre as mais impressionantes de toda a Chapada. Sua trilha não é difícil e reserva ainda pequenas cachoeiras: Buracãozinho, das Orquídeas e a do Recanto Verde. Mas nem perca tempo, a estrela suprema é mesmo o Buracão e o objetivo é chegar até ela. Se você for de forma autônoma de Ibicoara, é preciso contratar um guia. Não pense em outro que não seja Dalva (@streladalva). Que doçura, profissionalismo, tudo o que uma mulher nordestina representa. A presença de um guia é obrigatória nesse passeio.

A trilha até o Buracão tem apenas 3 km e o grau de dificuldade é leve-moderado. Ao chegar ao Buracão, é preciso vestir o colete salva-vida para fazer a travessia do cânion até a cachoeira. O intrigante é que você não verá o Buracão ao chegar, o que só aumenta a expectativa ao ultrapassar o corredor de pedras, seja nadando ou fazendo a escalada pelo paredão. Aqui o Buracão assume um alto grau de dificuldade mas o guia está ali para te ajudar. Se for Dalva, então. O caminho com água intensamente escura e espumosa é simplesmente arrebatador, um momento verdadeiramente mágico. O trajeto nadando ou escalando o paredão do cânion dura uns dez minutos e a sensação de chegar próximo à cachoeira, ouvindo o seu alto som, é altamente estimulante.

Cachoeira do Buracao

A cachoeira prévia do Buracão

Ao terminar o percurso a nado, o corredor do cânion se abre e forma um enorme vão de pedra. E lá está a rainha das cachoeiras, com sua imensa força d’água que desce dos 85 metros da queda. Um cenário completamente impressionante e hiptonizante! Tudo é grandioso, impossível não se emocionar. Nadar até a queda é o auge de tudo. Vá até ela, sente, se equilibre e es-que-ça da vida. Pode ter certeza que esse momento ficará eternizado em todos os campos do seu ser.

Cachoeira do Buracao

Ao sair da Cachoeira, a trilha continua até o topo do Buracão, de onde se tem visão espetacular para a queda d’água e há opção de fazer rapel. O Buracão fica a 30 km de Ibicoara e 250 km de Lençóis. Nós fizemos o passeio com a @cirturchapadadiamantina.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->