Canonizacao Irma Dulce

Canonização de Irmã Dulce, um marco para Salvador e o Brasil

Não é todo século que se tem uma celebração de canonização de uma santa da cidade. A canonizacão de Irmã Dulce, primeira santa brasileira nascida no Brasil, domingo (13/10/19), no Vaticano, foi um marco para Salvador, para a Bahia, para o Brasil e até mesmo para a Igreja Católica. Sua canonização foi a terceira mais rápida da história recente da Igreja e a contemporaneidade da, agora, Santa Dulce dos Pobres, realmente impressiona. Dos cinco beatos canonizados, ela foi a única que nasceu e morreu no século XX. Imagine que há apenas trinta anos, Irmã Dulce estava, aqui, andando entre nós, pelas ruas de Salvador. Ainda tenho na memória suas aparições na televisão e a notícia de sua morte em 1992.

Em Salvador, a comemoração da canonização acontece dia 20/10/19, num evento grandioso na Arena Fonte Nova. Como todo evento grande, é preciso serenidade porque contratempos (certamente) irão ocorrer. Os ingressos foram disponibilizados por e-mail (outras cidades e estados) e para as paróquias da Arquidiocese de Salvador, sendo que cada uma delas teve direito a 200 ingressos e pelo que soubemos muita gente ficou de fora, não obteve respostas, o que gerou muita insatisfação.

Embora caravanas do interior estejam confirmadas, cidades inteiras do interior da Bahia, às que fazem parte da Arquidiocese de Amargosa, por ex, ficaram de fora. Para alguns, a arquidiocese perdeu o prazo, para outros, houve desorganização do evento. O triste é que muitos fiéis já haviam até pago a ida para Salvador.

A programação festiva contará com apresentações musicais e espetáculo teatral, com início às 12h30. A celebração religiosa será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, D. Murilo Krieger e está programada para comerçar às 17h.

É preciso atenção para o que NÃO se pode levar ao evento, como filmadoras, máquinas fotográficas profissionais, bandeiras e faixas com mastro, inclusive, alimentos e bebidas; o que achamos temerário para o número de horas e a unicidade do evento e por o público se constituir de muita gente de fora e mais idoso. Dessa forma, desejamos muito que haja muitas opções de alimentos e bebidas e que os preços não sejam os mesmos praticados nos outros eventos na Arena.

Canonizacao Irma Dulce

O estacionamento da Arena Fonte Nova pago antecipadamente no site da Estapar (www.estapar.com.br) custa R$20,00. Quem não for ao evento, haverá transmissão da cerimônia por algumas emissoras católicas, bem como da canonização no Vaticano.

Em tempo, a Campanha da Fraternidade 2020 será em homenagem à Santa Dulce dos Pobres: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. A ilustração traz a santa rodeada de pessoas no Pelourinho.

Canonizacao Irma Dulce

Fotos: Obras Irmã Dulce.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: