Caraiva informacoes

Caraíva | Algumas informações sobre essa vila litorânea e ribeirinha do sul da Bahia

Pertencente ao município de Porto Seguro, Caraíva é praticamente um fim de linha, isolada entre o rio Caraíva, o oceano Atlântico e a Aldeia Pataxó Barra Velha. Distante 39 km ao sul de Trancoso e 74 km de Porto, é possível chegar à Caraíva de carro ou ônibus. A pé, pela trilha da praia, ela está a 9 km da Praia do Espelho e 12 km de Corumbau.

A Vila de Caraíva tem cerca de 500 anos de história e 700 habitantes e, mesmo com o boom de visitantes nos últimos anos, é uma das vilas mais rústicas da Bahia, com ruas de areia, construções simples e sem veículos motorizados. A energia elétrica (restrita, a pedido dos moradores, ao interior das residências e comércios) só chegou a Caraíva em 2008 e a sensação é que esse lugar parou no tempo. Caraíva é sensível a grandes mudanças e frágil a fatores externos, por isso o turismo consciente e sustentável e a arquitetura tombada pelo patrimônio histórico são constantemente monitorados pela associação de moradores e nativos para não perder seu encanto original.

É legal saber que Caraíva é um vilarejo com seu território assegurado pela Convenção 169 da OIT, pela Unidade de Conservação Federal – Área de Proteção Ambiental (APA). Caraíva tem parte de seu conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Iphan, integra a Resex Marinha do Corumbau e faz limite com o território indígena Pataxó e o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal (ICMBio). Por possuir um ecossistema frágil, diversas Leis Federais e do Código Florestal são aplicáveis na preservação da vila e seu entorno. Na entrada da vila, é cobrado um ecoticket de R$10, que auxilia na manutenção e preservação dos espaços públicos e ações de sustentabilidade.

Como chegar: A principal rota é via Porto Seguro. De lá, é preciso cruzar a balsa para Arraial d’Ajuda e tomar um ônibus até Caraíva (saídas às 7h10 e 15h). De carro, além do caminho por Arraial (há vários transfers), há duas opções pela BR-101: tomar a saída próxima ao distrito de Monte Pascoal, 47 km por estrada de terra ou a saída de Eunápolis (111 km, com 78 km de asfalto). Qualquer que seja a rota, em Nova Caraíva é preciso pegar uma canoa até o vilarejo (R$7 por pessoa).

As principais praias e atrações de Caraíva são a Praia do Espelho, a Praia dos Amores, Satu, Praia da Barra (ponta de areia onde acontece o encontro do mar e o Rio Caraíva), Praia de Caraíva e a Prainha (a prainha do rio); além do Rio Caraíva. É possível fazer passeio de bugue para a Ponta do Corumbau e para a Aldeia Pataxó, experimentando uma grande experiência sensorial com os indígenas locais.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->