Caraiva

Caraíva, um lugar diferente de tudo que você já viu

Não há na Bahia ou no Brasil um local que se aproxime à Caraíva. Primeiro, pelo seu acesso. Caraíva dista 770 km de Salvador, 74 km de Porto Seguro e 39 km de Trancoso. Quem chega pelo sul, há dois caminhos pela BR-101, ambos nas saídas de Monte Pascoal e Eunápolis. Chegando por Porto Seguro, é preciso atravessar de balsa até Arraial d’Ajuda, e, de lá, seguir um considerável trajeto até Nova Caraíva. Só há ônibus em dois horários do dia (7h e 15h) e, por todos os caminhos, uma parte é de chão de terra e nada muito tranquilo. Quem não estiver de carro ou não consiga pegar os horários do ônibus, uma opção é fretar um carro particular. A depender da ocasião, não fica barato e vale sempre a boa e velha negociação (pagamos R$60,00 por pessoa).

A estrada para Caraíva…

Além do acesso difícil, Caraíva é diferente de tudo que você já viu. Primitiva, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), os portugueses chegaram lá por volta de 1530, sendo considerado o vilarejo mais antigo do Brasil. Até a década de 1970, a estrada para chegar até o vilarejo era muito precária e nela quase não transitavam carros. Para chegar à Caraíva, era preciso caminhar pela praia, saindo de Trancoso, ou fretar um barco de pesca.

Chegando à Caraíva… O local onde se pega as canoas até a Vila de Caraíva

Ecologicamente preservada, Caraíva beneficia-se de diversas proteções ambientais e históricas e, só em 2007, chegou a energia elétrica à Vila de Caraíva. Com o empenho da pequena população (cerca de 600 habitantes), não foi admitida a colocação de postes e toda a fiação elétrica é subterrânea para não interferir na paisagem. Cada morador ilumina a sua porta como lhe convém, e, por isso mesmo, uma lanterna (a do celular, principalmente!) ajuda muito nos deslocamentos noturnos.

Na rústica e charmosa vila de Caraíva, carros não entram. Ao chegar à Nova Caraíva (quando acaba a estrada de terra), paga-se uma taxa de R$10,00 para a ajudar na preservação do local e é preciso fazer uma travessia de canoa, sendo que, em alguns minutos, já se está do outro lado do rio e em outro universo, a Vila de Caraíva. O transporte de malas é feito em galiotas e chinelos são essenciais para andar nas ruazinhas de areia bastante fofa.

Como falei nesse post, quando botei o pé em Caraíva, me perguntei para qual lado do mundo estava indo que ainda não conhecia esse lugar. Chegar em lugares na Bahia pela água, de barco, é super normal, uma marca nossa. Mas chegar de canoa, com um canoeiro em pé remando (parecendo gondoleiros em Veneza), atravessando um rio, realmente é demais!

A Bahia tem muitas lindas e rústicas vilas (Barra Grande, Arraial, Trancoso, Praia do Forte, Morro de São Paulo…), mas rusticidade como em Caraíva não existe em nenhum outro lugar. É algo beeem roots mesmo. À noite, percebi sapos pulando no meu pé, dá pra acreditar? É esse nível, por isso não vá esperando nada parecido com a praticidade de Arraial ou o luxo de Trancoso.

As vila e as casinhas são um sonho, tão pequeninas, tão singelas… Tudo é muito simples, com estrutura simples, com um modo de vida particular, lento, tranquilo e com uma outra vibração.

A beleza natural de Caraíva também é de arrebatar. Além do Rio Caraíva, que é um destaque na composição da paisagem e que vale muito o mergulho, suas praias são: Barra Velha, Caraíva, Satu e Juacema. A praia Barra Velha acompanha a Reserva Indígena Pataxó e pode ser acessada de bugue ou a pé a partir da praia de Caraíva. A Praia de Caraíva é a praia da vila e a mais perto de todas. Por estar próxima à foz do Rio Caraíva, o mar possui uma tonalidade mais escura, que, particularmente, não fica muito atrativo aos olhos.

A praia de Satu é a mais bela de todas. Seu acesso se dá pela ponta esquerda da Praia de Caraíva, é preciso cruzar o rio e caminhar pela praia por cerca de uma hora. É recomendável que você atravesse o rio de canoa e não se preocupe pois há diversos canoeiros disponíveis. O acesso um pouco complicado à praia de Satu compensa pela estupenda beleza do local. Além da paisagem paradisíaca, há uma deliciosa e enorme lagoa de água doce no caminho. O visual é simplesmente sensacional!

Se você for e voltar andando até Satu, você levará o dia inteiro pela praia e um ótimo pit-stop é a Barraca do Satu, com ótimos drinks, boa comida e preços bons. Vale muito a paradinha aqui.

Em Caraíva, outros passeios que você pode fazer é de barco até as Praias do Espelho, Corumbau e Barra do Cahy; de bugue até a Ponta do Corumbau e de caiaque ou boía pelo Rio Caraíva.

Uma dica de pizzaria bem boa é a Pizzaria do Boca. Ficamos numa barraca de uma famosa pousada de Caraíva, muito cara e comida ruim, não vale a indicação. Tem uma lojinha-café, um lugar ótimo para um pós-praia, mas infelizmente não gravei o nome. 🙁

Outra dica: pelo difícil acesso, é natural que nada em Caraíva seja muito baratinho, principalmente itens de mercearia. Caso você queira comprar vinhos, há um mercadinho um pouco maior, após a igrejinha. Peça orientações. Lá tem diversos tipos de vinhos e a preços bem mais em conta. Vale demais a andada.

Uma coisa que você não pode deixar de fazer lá à noite é sentir, claro, todo o astral noturno da vila e conferir os forrós de Caraíva. Não perca esses forrós por nada, pelo amor de Deus. Depois me diga.

Em resumo, tudo em Caraíva é marcante e apaixonante. Voltei para casa querendo voltar em no máximo três meses, mas infelizmente não deu e a vontade só aumenta. Caraíva faz a gente experimentar um outro ritmo de vida e interação com o mundo, com maior leveza e numa outra vibração. Apesar do aumento do hype nos últimos anos, Caraíva ainda guarda (e que assim continue!) uma forte personalidade de um paraíso único, especial e isolado.

Nossa pousada em Caraíva foi a Corais do Sul. Veja nosso post sobre ela aqui.

→ Planeje sua viagem para Caraíva

Hospedagem em Caraíva

  • Booking.com tem 115 hotéis, hostels e pousadas em Caraíva e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros na Bahia

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: