caranguejo centolha

Caranguejo x centolha | Salvador e o mundo, o mundo e Salvador

Da série: Salvador e o mundo, o mundo e Salvador – Basta um pouco de atenção para sentir o nosso mundo pelo mundo afora

Quem está na Bahia não perde a chance de comer caranguejo. Essa iguaria presente na costa brasileira, sobretudo no Espírito Santo, Sergipe e Bahia, tem cerca de 180 milhões de anos de idade e milhares de espécies. O decápode (crustáceo com 10 patas) se divide em inúmeras variações e habitats bem diferentes – assim como sabores, diga-se. Presente no imaginário popular e no prato dos baianos, o caranguejo leva o básico dos nossos temperos e vai bem, principalmente, em ambientes de praia, acompanhado de pirão, caldo e uma boa cerveja. Comer caranguejo é uma missão difícil para quem não sabe, mas a gente aprende na prática, não é verdade?

caranguejo centolhacaranguejo centolha

Já a centolha é um caranguejo gigante, pouco conhecido no Brasil, que pode pesar até quatro quilos e cada pata pode chegar a vinte centímetros. É conhecido em todo o mundo por ter o sabor mais suave que a lagosta e mais marcante que o caranguejo tradicional. Na América do Sul, ele é encontrado na costa do Chile e do Peru, sendo um tipo de caranguejo avantajado, se comparado aos caranguejos brasileiros, porém, perto do caranguejo gigante do Pacífico, a centolla parece um siri.

caranguejo centolha caranguejo centolha

As diferenças entre o nosso caranguejo e a centolha está na facilidade em retirar a carne, desde que você saiba e tenha os instrumentos corretos, claro, pois sua casca é dura e fura; na quantidade da mesma (a gente sabe a peleja de encontrar carne no caranguejo) e no seu sabor mais suave e sutilmente adocicado, que faz com que qualquer tempero mais marcante interfira no resultado. Mas também se for um temperinho bobo como serve a maioria dos restaurantes do Mercado Central de Santiago, Chile (onde experimentamos), esqueça; a carne farta, branca e vistosa fica simplesmente insossa. Muito melhor nosso caraguejinho magrinho melhor temperado e muito muito mais gostoso.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->