Cerimonial Conceição da Praia | Pensar Salvador

Cerimonial Conceição da Praia | Pensar Salvador

Desde maio/2016, acompanhamos de perto e com expectativa a obra (iniciada em 2015) de restauração dos dois casarões que ficam ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.

A expectativa sempre foi grande. Primeiro, pelo valor orçado da obra. Antes havia outra placa (salvo engano, com um valor de mais de 2 milhões de reais), e depois esta placa atual (foto no destaque), que confirma os dados oficiais de gastos de mais de 14 milhões de reais. Segundo, porque sempre ficava a esperança no ar (e no coração) que a obra poderia se estender aos demais casarões. Terceiro, a torcida, na reta final, para que a fachada externa preservasse as características que marcaram os diversos períodos de sua história.

Com a cerimônia de entrega marcada para amanhã (19/0619), o que temos de informações sobre a obra: o espaço, unificado, com vãos amplos e vazios, funcionará como um receptivo/cerimonial para eventos – Cerimonial Conceição da Praia, além de Centro Comunitário para a Irmandade Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, que será a responsável pela gestão e administração. Ainda que sejam propriedades particulares, a obra foi custeada pelo Iphan, devido à possibilidade do projeto criar sustentabilidade para a igreja.

Como amantes e frequentadores quase diário dessa importantíssima região, que compõe a vista da encosta de Salvador – o frontispício da cidade -, e o qual carrega a sua alma arquitetônica; é mais que necessário, bem-vindo e urgente todo e qualquer benefício nessa região histórica, há anos marcada pelo abandonado e descaso. Mesmo que seja uma pequena (grande) coisa. Porque isso pode ser um gatilho para que ela se multiplique e contagie inúmeros elementos ao seu arredor. E que a nossa enorme carência urbana social na região não nos impeça de ver o que, porventura, possa ser melhor, mais eficiente, justo e apropriado ao tamanho dos nossos esforços, da nossa memória, riqueza e história.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: