Complexo Cultural dos Barris

Conheça um pouco mais do Espaço Xisto Bahia, integrante do Complexo Cultural dos Barris

Antes, ainda que juntos, mas separados, eram conhecidos como uma Biblioteca Pública, uma Sala de Teatro e uma Sala de Cinema. Hoje, ainda mais juntos e vinculados por questões ideológicas, tornou-se o Complexo Cultural dos Barris, formado pelo Espaço Xisto Bahia, as Salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira, a Galeria Pierre Verger e a própria Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

O Espaço Xisto Bahia é um centro cultural público, que conta com galeria, salas de ensaio, acervo de textos e palco principal. A busca por uma diversidade de linguagens e temáticas é o ponto de partida para a gestão desse espaço, que há décadas acolhe produções de artistas locais e de outras cidades.

Uma iniciativa louvável do Espaço Xisto é o Festival Xistinho – arte, brincadeira e traquinagem, que ao lado de artistas baianos ligados ao universo da infância e juventude, construiu uma programação especial para comemorar o mês das crianças, que ocorre em outubro.

A Sala Alexandre Robatto conta com as mais diversas e permanentes mostras de vídeos e vídeos-postais. Com área total de 89,26 m² e capacidade para 65 espectadores, a sala possui uma mesa de som HAYONIK (8 canais), um equalizador STANER, um amplificador, duas caixas frontais SR e oito alto-falantes de teto.

A Sala Walter da Silveira é um espaço alternativo que exibe filmes alternativos, que estão fora das salas tradicionais. Com área total de 419,50 m² e capacidade para 200 espectadores, a Sala possui uma tela de 2,60m de altura e 6,11m de comprimento. O espaço conta ainda com foyer, sanitário e uma lanchonete.

Complexo Cultural dos Barris

Na Galeria Pierre Verger são muitas as exposições de vários artistas e suas mais variadas artes. Ela possui 74.65m² e 15 spots para iluminação.

Está sob a salvaguarda da Diretoria de Audiovisual da Bahia e que gerencia a Sala Walter da Silveira, a Sala Alexandre Robatto e Galeria Pierre Verger, o mais importante acervo do audiovisual do Estado, composto por mais de 6.800 itens, com películas cinematográficas, vídeos, DVDs, cartazes, fotografias, discos em vinil, CDs, revistas, livros e roteiros, que contam parte significativa da história do cinema baiano, do século XIX aos dias de hoje.

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia desenvolve atividades culturais e acadêmicas, como orientação aos portadores de deficiência visual, orientação à pesquisa, lançamentos de livros, projeções de filmes dirigidos aos concursos de vestibular com análise da temática, seminários, palestras, visitas guiadas, visitas técnicas, atendimento online voltado para pesquisa, vídeos, oficinas, exposições, teatros, espetáculos musicais, contação e história, saraus, recitais e exposições virtuais. Muitos desses eventos acontecem em suas escadarias, o que é algo bastante original.

A quantidade, bem como a qualidade das atrações do Complexo Cultural dos Barris são de impressionar. Com programações criteriosas, privilegiando a diversidade cultural local e nacional, no conjunto, são muitas as opções de espetáculos de dança, canto, peças de teatros, mostras de vídeos, filmes, exposições, que, com certeza, agrada a todos os gostos. E o melhor é que, na sua grande totalidade, são a preços populares ou gratuito.

Em uma conversa com a Coordenadora do Espaço Xisto, Isabela Silveira, pude observar sua competência e comprometimento em torno das mais diversas questões complexas daquele espaço. Em melhores mãos, esta fatia importante do cenário cultural baiano não poderia estar.

É fato que existe um esforço muito grande para atrair mais espectadores e fidelizar pessoas que moram naquelas imediações, visto que, apesar dos esforços dos produtores em oferecer uma boa, variada e acessível programação, o quórum poderia ser muito maior em muitos espetáculos. Porém, sabemos que isso não é algo tão simples, pois envolve ações e conjunturas mais complexas, desde a revitalização da Estação da Lapa, que fica ao lado, até o melhoramento da segurança pública, de uma forma geral.

Conheça as programações do Espaço Xisto no site: http://espacoxisto.worpress.com/

Espaço Xisto Bahia
Endereço: Rua Gen. Labatut, 27 – Barris
Telefone: 3116-8124/3328-7009

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: