Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, que virou símbolo da luta dos negros no Brasil.

Sobre as polêmicas e necessárias revisões acerca das complexidades desses fatos históricos, é preciso cautela e discernimento no fornecimento de elementos para compreender o passado e suas consequências no presente, tanto para atender às reivindicações sociais como para a veracidade dos fatos. E nada mais emblemático para trazer à tona discussões históricas e sociais atuais que numa data representativa, como o dia 20 de novembro.

Não sei do alcance prático desse dia, em cidades decretadas como feriado, como no Rio de Janeiro, por ex. E mesmo consciente que, dia de qualquer consciência é todos os dias, realmente, sinto falta de um dia simbólico e mais intenso a respeito do debate e da amplificação da causa negra numa cidade tão negra como Salvador.

Apesar de ações pontuais, movimentos e atos simbólicos que sempre ocorrem, acredito que um dia que atingisse e despertasse melhor a todos sobre algo tão enraizado em nosso meio, traria repercussões positivas e necessárias a uma efetiva integração e não se limitasse a debates segregados em rodas menores, com parco flash na mídia e pouco alcance.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->