Ganhadeiras de Itapuã

DVD Ganhadeiras de Itapuã – 15 anos acontecerá no Teatro Castro Alves

Imagine participar de um momento belíssimo e ainda histórico? Dia 31/07/19, no Teatro Castro Alves, acontece a gravação do DVD Ganhadeiras de Itapuã – 15 Anos. Além das vozes das Ganhadeiras de Itapuã, o show receberá como convidados Mariene de Castro, Margareth Menezes, Larissa Luz, Saulo, Malê Debalê, Seu Reginaldo de Itapuã e a Escola de Samba Unidos do Viradouro. No repertório, canções autorais das integrantes do grupo, de compositores de Itapuã e as de Dorival Caymmi, em homenagem ao lendário bairro de Salvador.

A história das Ganhadeiras de Itapuã começou em 2004, nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha, onde um grupo de pessoas com interesse no fortalecimento da identidade cultural de #Itapuã se reunia para trocar sobre as antigas tradições do lugar. O fruto daquelas rodas de conversa foi a compilação de um repertório de cantigas e sambas de roda e a criação do grupo “As Ganhadeiras de Itapuã”.

O grupo, formado por crianças, músicos e as admiráveis senhoras (Cantadeiras, Ganhadeiras, Lavadeiras), foi batizado com este nome em homenagem às mulheres que no séc. XIX e início do séc. XX compravam os peixes na mão dos pescadores locais, tratavam, empalhavam e saiam com seus balaios a pé até o centro de Salvador para venderem seus produtos e ganhar o sustento da família.

O grupo tem como objetivo trazer à tona toda a riqueza desta identidade cultural, proporcionando momentos de alegria e beleza, fortalecendo a tradição das festas populares do bairro e levar a cultura de Itapuã para outros lugares do Brasil e do mundo, participando de eventos onde se celebra a diversidade cultural e a autodeterminação dos povos. ♥

Foto: Reprodução/Instagram

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: