Coach Salvador

Entrevista com Maly Motta, Coach de Relacionamentos

Você sabe o que é “COACHING”? Coaching é um processo de autoconhecimento que lhe permite descobrir seus talentos e suas habilidades a fim de elevar a sua performance dentro do seu objetivo, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicada por um profissional habilitado (Coach), em parceria com o cliente (Coachee).

Maly Motta, atualmente, é um dos principais nomes do mundo do Coaching em Salvador. Formada em 2014 e especializada na técnica de libertação das emoções negativas – EFT – essa dulpa técnica traz para a sessão um ganho maior, pois as crenças que trazem sofrimento são aos poucos sendo dissolvidas e você vai se dando conta do seu potencial de criar a sua nova realidade.

Maly hoje atende pessoas que têm dificuldades no relacionamento com elas mesmas e com outras pessoas: quer seja no casamento, noivado, namoro, na família, no trabalho. Para ela, “aceitar as diferenças, respeitar as escolhas alheias, ser assertivo e saber dizer não são apenas algumas das premissas para que as relações sejam saudáveis”.

Seja no seu site (www.malymotta.com) ou em suas redes sociais (Instagram: @malymotta.coach, Facebook: Maly Motta Coach), Maly diariamente entrega dicas, lições sobre como melhorar ou refletir sobre as relações. Dona de um sorriso encantador e uma simpatia sem igual, resolveu bater esse papo gostoso com o Diário de Salvador.

Coach Salvador

Diário de Salvador: Maly, primeiramente, como acontece o processo de formação profissional Coach?

Maly Motta: Cada escola tem o seu método e as suas técnicas. A escola que eu me formei é de São Paulo e a formação se deu através de uma verdadeira imersão ao nosso interior. Primeiro fizemos coaching na nossa vida e assim, na prática, sob a ótica da Coachee (cliente do processo de coaching) que eu estava sendo naquele momento, pude perceber o que é fundamental para que o despertar da minha consciência ocorra e eu realize a transformação na minha vida. Ainda como Coachee, pude perceber a atuação adequada de um Coach para que ele pudesse, de forma imparcial, despertar em mim a responsabilidade das minhas ações para que eu atingisse o meu objetivo. Depois foi a vez de eu atuar, como Coach, dentro da minha formação para que o meu supervisor evidenciasse os pontos a serem fortalecidos. O processo de Coaching de dá com o aprendizado de algumas técnica, conhecimentos e feramentas da PNL, psicologia positiva e da administração de empresas. Cada escola tem a sua carga horária e método de aprovação na formação.

Diário de Salvador: Como funciona o processo de Coaching, de uma forma geral?

Maly Motta: Quando um futuro Coachee me procura, faço uma entrevista inicial para entender qual o objetivo dele e medir o seu compromisso nesse processo. Quando ele define o seu objetivo e percebo que ele se sente responsável pela busca dos seus resultados (Coach não promete resultados, mas sim se entregar ao máximo com a sua atenção, disposição das suas melhores técnicas para que ele aja em busca do seu objetivo), definimos quantidade das sessões, dias e horário fixos durante todo o processo, frequência e duração das sessões (que geralmente é semana com duração de 1 hora cada sessão), se será online ou presencial, caso ele esteja em Salvador e quando iniciaremos. É um processo de cocriação porque o Coachee, com a facilitação do Coach, vai se propondo a agir em busca dos seus resultados. No coaching não há aconselhamento, pois as escolhas são do Coachee. E o resultado é de sua responsabilidade também.

Diário de Salvador: Como as pessoas com dificuldade de relacionamentos com colegas de trabalho, na família ou amorosos podem melhorar com a ajuda de um Coach?

Maly Motta: O trabalho do Coach possibilita ao Coachee o despertar da sua consciência para que faça uso do seu poder interno, vivendo o momento presente de forma ativa e jamais como vítima da relação com quem quer que seja. Desperta nele também a responsabilidade de fazer melhores escolhas (de pensamento, sentimentos, ações e pessoas) para que garanta a sua alegria, paz e leveza no seu dia-a-dia. Lembrando que o resultado é do cliente, na proporção do quanto ele esteja disposto a abandonar velhos padrões de pensamentos, sentimentos e ações que o perturbavam.

Diário de Salvador: O coaching é similar à terapia?

Maly Motta: Não. O coaching é diferente da terapia. É um processo que trabalha o hoje com foco no amanhã. Lhe impulsiona a agir hoje e conseguir o que deseja. Nas minhas sessões, quando vejo que o Coachee não consegue abandonar uma ideia fixa em virtude de algo que vivenciou no passado, separo algumas sessões para realizarmos a técnica de libertação das emoções negativas – EFT – e essa, por ter modalidade de terapia, nos permite acessarmos o passado para que o Coachee, com o complemento das suas tarefas semanais, sinta esse passado com mais leveza e possa viver o hoje com foco no que deseja.

Diário de Salvador: O coaching só pode ser realizado presencialmente?

Maly Motta: Não. Há 2 anos trabalho com sessões de Coaching online e vejo que o resultado, em alguns casos, é melhor. Como as pessoas estão na sua casa ou no seu escritório, num local que se sentem mais à vontade e sem a presença do profissional na sua frente, muitas se “abrem” mais do que quando a sessão é presencial. Outra vantagem dessa modalidade é a economia porque o transporte é zero e a pontualidade e frequência ideal nas sessões. Quando a sessão é presencial, com a dificuldade de locomoção nas cidades grandes, alguns Coachees chegam com atraso, uma vez um Coachee chegou nos últimos 15 minutos e a sessão ficou prejudicada porque o Coachee depois dele já estava na sala de espera. Outros nem podem chegar a tempo e como não houve um aviso anterior a 24h, não temos como repor a sessão. A sessão online permite que pessoas de qualquer lugar do Brasil ou até mesmo do mundo possa fazer o trabalho de Coaching ou de exclusivo de EFT comigo.

Diário de Salvador: Qual o impacto que uma cidade grande pode causar no processo de bem estar de uma pessoa?

Maly Motta: No meu ponto de vista, há impactos agradáveis e outros não… Sobre os primeiros, uma cidade grande possibilita maior opção de estudo; entretenimento; cultura; melhores serviços com profissionais de diversas áreas e especializações. No tocante aos impactos negativos, a violência nos impede de aproveitar a natureza – que é tão necessária para a conexão do ser consigo mesmo; a dificuldade de uma rápida locomoção dificulta o acesso a mais compromissos durante o dia etc.

Diário de Salvador: Agora vamos fazer um link com a cidade de Salvador. É possível as pessoas utilizarem coisas positivas da cidade para melhorar seus relacionamentos?

Maly Motta: Sim! Salvador, como uma cidade grande, apresenta esses impactos desagradáveis que citei anteriormente, porém permite que eventos sejam realizados em locais internos, mais seguros como espaços de eventos, teatros, cinema, shoppings e até mesmo dentro das casas. Os encontros físicos aproximam muito as pessoas e quando isso é muito bem aproveitado, as relações ganham com tudo isso. Apesar da violência, com muita oração e pedido de proteção, ainda podemos desfrutar das belezas naturais das nossas praias. E essa nova linha de metrô vai dar mais possibilidade ao transporte rápido e seguro.

Diário de Salvador: Para finalizar, gostaria que você falasse onde as pessoas interessadas em aperfeiçoar seus relacionamentos podem te encontrar e como que você desenvolve seu trabalho.

Maly Motta: Elas podem acessar o meu site www.malymotta.com ou me escrever para contato@malymotta.com. Me encontram também no facebook (Maly Motta Coach), no instagram (@malymotta.coach) e no twitter (@malymotta_coach). O meu trabalho é todo desenvolvido na facilitação da expansão da consciência e da utilização do poder interno de cada um. Trabalho com o processo de Coaching, com o Coaching juntamente com a EFT, apenas com sessões de EFT, com terapia floral e ainda, com a numerologia para trazer esclarecimento sobre as energias que a pessoa carrega no seu nome e data de nascimento que poderão ser melhor usadas ou evitadas. Faço estudo numerológico para nome de profissionais e empresas. Tudo é forma de autoconhecimento e de melhor aproveitar o potencial em cada momento da vida.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: