Se fôssemos eleger os locais de Salvador que mais nos fascinam e que despertam os mais sublimes e indecifráveis sentimentos, entre eles, estaria a Escadaria do Passo. Claro que ter assistido ao dramático filme “O Pagador de Promessas”, (o original, de 1962), único filme brasileiro e sul-americano a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França, contribuiu em muito na formação desse profundo imaginário particular mas também de uma consciente realidade, ainda que permeada por sentimentos, percepções e sensações; de imensa identificação, responsabilidade, afirmação de identidade individual e coletiva, pertencimento (usando uma expressão mais clichê).
Tendo essa (particular) teia emotiva e complexa como pano de fundo envolvendo a Escadaria do Passo, é impossível não aprofundar o olhar para o que lhe cerca: casarões, a Igreja, artes, muros, postes e portões. E aqui saímos da esfera particular para pontuar esse contexto de suma importância na preservação da identidade local, histórica e cultural.
E aqui, voltamos a falar da abominável pichação (degradar patrimônio público para nós não é arte) dos muros da escadaria, mesmo com a recente gloriosa restauração da Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo. Comemoramos e fizemos um apelo quando houve a pintura dos muros (fev/18), mas infelizmente tudo já está como em 2016, quando tal fato motivou o encerramento da nossa série “O Que Diz Salvador” (veja aqui o post). Em tempo: finalmente, tiraram o poste inútil e horrível que ficava ao pé da escadaria.
Mas nesse post queremos falar de sonhos, amor e esperança. A Igreja do Passo está elaborando um projeto a 4 mãos: a Igreja, a comunidade local, a prefeitura e o Iphan para a pintura do muro e poder contar com uma exposição fixa de painéis retratando, de um lado, quadros sobre o filme, e, do outro, painéis da paixão de Cristo. Esse extraordinário projeto está em elaboração, necessitando contar com ajuda de voluntários que entenda do assunto, inclusive no caráter jurídico. Para isso, a dedicação de todos, de artistas para doar sua obra, de toda a sociedade é de muita importância. Divulgue, participe e colabore no que puder com esse projeto!
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U