Espaco Carybe de Artes

Espaço Carybé de Artes | Museus da Barra

O Espaço Carybé de Artes, situado no Forte São Diogo, é mais um espaço precioso e muito, muito incrível de Salvador. A experiência é, no mínimo, surpreendente nesta fortaleza dos tempos do Brasil Colônia, onde você espera encontrar obras físicas do grande artista plástico argentino naturalizado baiano (Hector Julio Páride Bernabó); no entanto, é um acervo que se visita através de multimídias e, por mais estranho que isso possar soar, é isso que faz toda a diferença nesse espaço.

Espaco Carybe de Artes

As obras de Carybé não estão nas paredes, mas o universo virtual criado para a experiência faz uma imersão nas gravuras, desenhos, ilustrações, cerâmicas, esculturas e murais de uma maneira ultra interativa. No espaço é possível conhecer parte de sua obra, ver rascunhos, cadernos, fotos e desenhos das obras do artista, adentrar o jardim da residência do pintor e visitar seu estúdio.

Espaco Carybe de Artes

É possível também pintar uma de suas telas sem pegar em papéis e tintas (essa é a melhor parte!). E até “ser” uma das suas telas “entrando” no desenho. Os gestos que o visitante faz são exibidos como se fossem feitos pela obra de arte (melhor parte 2!). Poderia descrever a sensação de “reconstruir” uma obra de Carybé, mas falharia miseravelmente. Só visitando o local para sentir.

Espaco Carybe de Artes

A visita virtual a numerosas e tão baianas obras de Carybé, com seus traços tão característicos, em nada diminui a emoção de adentrar esse espaço. Pelo contrário, só faz aumentar o orgulho e amor por essa terra! Esse espaço é um presente não só pra Salvador, mas para o Brasil! O mundo conheceu Carybé e muitos brasileiros ainda não o conhecem. Simplesmente maravilhoso!!!

Espaco Carybe de Artes Espaco Carybe de Artes

Para completar, diariamente, das 18h15 às 19h, imagens do acervo são projetadas na técnica de vídeo mapping na fachada do Forte. Tão colorido e tão inesquecível! No local funciona uma lojinha com produtos que reproduzem obras do artista e um café.

→ Funcionamento do Espaço Carybé de Artes

Dias: de quarta a segunda, das 11h às 19h.
Ingresso: entrada: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Local: Forte de São Diogo, Porto da Barra, Salvador.
Importante: entrada válida também para visita ao Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte Santa Maria).
Meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. Escolas púbicas têm gratuidade, em visitas previamente agendadas. Todas as quartas-feiras, as visitas são gratuitas para todos.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: