O Espaço Carybé de Artes, situado no Forte São Diogo, é mais um espaço precioso e muito, muito incrível de Salvador. A experiência é, no mínimo, surpreendente nesta fortaleza dos tempos do Brasil Colônia, onde você espera encontrar obras físicas do grande artista plástico argentino naturalizado baiano (Hector Julio Páride Bernabó); no entanto, é um acervo que se visita através de multimídias e, por mais estranho que isso possar soar, é isso que faz toda a diferença nesse espaço.
As obras de Carybé não estão nas paredes, mas o universo virtual criado para a experiência faz uma imersão nas gravuras, desenhos, ilustrações, cerâmicas, esculturas e murais de uma maneira ultra interativa. No espaço é possível conhecer parte de sua obra, ver rascunhos, cadernos, fotos e desenhos das obras do artista, adentrar o jardim da residência do pintor e visitar seu estúdio.
É possível também pintar uma de suas telas sem pegar em papéis e tintas (essa é a melhor parte!). E até “ser” uma das suas telas “entrando” no desenho. Os gestos que o visitante faz são exibidos como se fossem feitos pela obra de arte (melhor parte 2!). Poderia descrever a sensação de “reconstruir” uma obra de Carybé, mas falharia miseravelmente. Só visitando o local para sentir.
A visita virtual a numerosas e tão baianas obras de Carybé, com seus traços tão característicos, em nada diminui a emoção de adentrar esse espaço. Pelo contrário, só faz aumentar o orgulho e amor por essa terra! Esse espaço é um presente não só pra Salvador, mas para o Brasil! O mundo conheceu Carybé e muitos brasileiros ainda não o conhecem. Simplesmente maravilhoso!!!
Para completar, diariamente, das 18h15 às 19h, imagens do acervo são projetadas na técnica de vídeo mapping na fachada do Forte. Tão colorido e tão inesquecível! No local funciona uma lojinha com produtos que reproduzem obras do artista e um café.
→ Funcionamento do Espaço Carybé de Artes
Dias: de quarta a segunda, das 11h às 19h.
Ingresso: entrada: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Local: Forte de São Diogo, Porto da Barra, Salvador.
Importante: entrada válida também para visita ao Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte Santa Maria).
Meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. Escolas púbicas têm gratuidade, em visitas previamente agendadas. Todas as quartas-feiras, as visitas são gratuitas para todos.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U