Pierre Verger

Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana | Museus da Barra

O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, localizado no pequenino e delicado Forte Santa Maria – uma das mais antigas construções de Salvador (1614) – é uma homenagem ao fotógrafo-antropólogo franco-baiano Pierre Verger e, mais além, à fotografia baiana, pelas produções realizadas no território baiano por fotógrafos baianos ou “espiritualmente” naturalizados, como Verger.

Pierre Verger Pierre Verger

Esse espaço é especialmente especial! Pequeno, gracioso, lindamente projetado, é admirável como eles conseguiram, ainda que naturalmente através de recursos e meios tecnológicos, contar a história da fotografia baiana de forma extremamente satisfatória, completa e encantadora.

Separada por temáticas, a fotografia é apresentada como uma ferramenta utilizada com diversos fins: como arte, como suporte de memória, como ferramenta antropológica ou como objeto de posse familiar/pessoal.

Pierre VergerPierre Verger

Desta forma, a exposição não é uma mostra que destaca individualmente a obra de diversos fotógrafos, mas que propõe uma leitura da fotografia baiana onde fotos de diversos fotógrafos, de diversas épocas, são colocadas lado a lado para que se possa estabelecer uma visão geral do que foi feito na Bahia seguindo os passos de Verger.

O acervo é composto por mais de 3.000 fotografias apresentadas num espaço de menos de 100 m², com guias dedicados e atenciosos e a vontade é de não sair mais de lá e de voltar mais vezes e com mais tempo. Pelo tamanho do acervo e sua interatividade, não se vê necessariamente as mesmas obras. Um brinco!

Não perca: A partir das 18h as projeções (especialmente as de Pierre Verger) na frente do Forte. Um mapping genuinamente baiano e com uma trilha sonora inebriante. Lindo, lindo, lindo!

→ Funcionamento do Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana

O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana fica aberto todos os dias, menos às terças-feira, das 11h às 19h. R$20 (casadinha com o Espaço Carybé de Artes). Quarta, entrada gratuita. Mais informações: (71) 3203-8400.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: