A Espanha sempre foi um país que tinha grande expectativa em conhecer. Surpreendeu-me encontrar um país bastante diverso, um tanto diferente do que idealizava, nem uma mistura América Latina com Caribe, nem aquele modelo clássico europeu. Sem dúvida, a capital Madri é o seu lado mais europeu. E como toda grande capital europeia, Madri é rica, vibrante, movimentada, uma cidade repleta de atrações e cheias de coisas para fazer.
Você pode passar dias, semanas, e certamente encontrará algo diferente a cada dia e a cada noite para se fazer. E com tantas coisas para ver é importante planejar com antecedência para escolher as que mais lhe agradam com base no seu estilo de viagem. Neste post iremos dar algumas sugestões e informações sobre o que fazer em Madri. Vamos allá!
O que fazer em Madri
– Aproveitar as praças de Madri
Já falei por aqui que uma das coisas que mais amo curtir numa viagem são as praças. Os espanhóis valorizam o tempo comendo, bebendo e socializando seja no almoço, no meio ou no fim da tarde. Talvez seja por isso que o normal por lá seja as pessoas demorarem duas horas no meio do dia para relaxar (as chamadas sestas) e depois voltarem ao trabalho. O ideal mesmo é que não haja pressa em nenhum lugar da Espanha e uma ótima maneira de apreciar a atmosfera de Madri é sentar e relaxar como um morador local.
Na Espanha, as pessoas costumam se reunir nas praças para encontrar amigos, beber ou compartilhar tapas. Há muitas praças espalhadas pela cidade e seja comendo, bebendo ou não, essa é a parada perfeita para observar as pessoas e o movimento da cidade.
Algumas das praças para você curtir em Madri:
Plaza Mayor: A Plaza Mayor (praça principal) de Madri era o centro nervoso da cidade desde que foi construída, em 1580. No início, era o principal mercado da cidade. Mais tarde, foi palco de touradas, batalhas navais, execuções públicas durante a Inquisição Espanhola, local de feiras de Natal, carnavais e muitas outras atividades recreativas. Sofreu três grandes incêndios, o último em 1790, mas sempre foi reconstruída seguindo seu modelo original.
Essa é a praça principal da cidade. Uma estátua equestre de Felipe III se impõe sobre a praça. Sua arquitetura simétrica impressionante possui 237 varandas que dão para a praça. Lindíssima!!
Puerta del Sol: Em poucas palavras: o coração da cidade. É um lugar por onde passam milhares de turistas e madrilenhos todos os dias. Não é só um lugar turístico. Durante sua viagem, será comum passar várias vezes por lá. É também nessa praça onde a multidão come 12 uvas na passagem de ano…
Embora a Plaza Mayor seja a praça mais famosa de Madri, a Puerta del Sol é a praça mais movimentada e a mais interessante para se visitar. Nela há uma série de estátuas interessantes e obras de arte públicas e os Correios Reais agora servem como escritórios do Presidente.
Na Puerta del Sol você encontrará o El Oso e o Madroño, ou A Estátua do Urso e o Medronheiro. Como qualquer outra estátua turística, você pode ter que pegar uma pequena fila para tirar uma foto com o urso, o que não é naaada muito empolgante. A praça fica quase sempre lotada, quando eu fui nem deu para aproveitar tanto por isso. Estava mesmo MUITO lotada.
Madri é uma cidade agitada. Sentar, andar e curtir a atmosfera de Madri nas suas praças e ruas torna tudo mais divertido. Outras praças mais tranquilas para sentar e relaxar incluem a Plaza de Olavide e a Plaza de la Villa.
– O triângulo dourado dos museus de arte
O Museu do Prado, o Reina Sofía e o Thyssen-Bornemisza formam o famoso “Triângulo da Arte” de Madri. Se você é um fã de história da arte ou simplesmente gosta de ver fotos bonitas, explorar esses museus é a maneira perfeita de passar um dia em Madri. Você levará pelo menos um dia para passar por todos eles. Cada museu oferece visitas gratuitas em determinados horários e em determinados dias da semana. Portanto, se você estiver com um orçamento limitado, poderá encontrar um horário para visitar sem abrir a carteira.
Museo del Prado: obras de alguns dos artistas mais influentes do mundo. Lar de obras canônicas datadas entre os séculos 11 e 19, ele tem a coleção mais abrangente de arte espanhola do mundo. Aqui, você pode encontrar pinturas de Velázquez, Murillo, El Greco e galerias inteiras dedicadas a Goya. Tem também a coleção de arte italiana com obras de Fra Angelico, Botticelli, Titian, Caravaggio. O Prado é gratuito para menores de 18 anos e para estudantes entre 18 e 25 anos. Você pode visitar gratuitamente aos domingos, das 17 às 19h; e de segunda a sábado, das 18h às 20h. Eu escolhi visitar o Museu do Prado mas, infelizmente, não comprei os ingressos antes e a fila na hora estava muito grande tanto para comprar como para entrar, acabei desistindo. Se você quer realmente conhecer algum museu em Madri, compre os ingressos antecipadamente.
Reina Sofia: O Reina Sofia é o museu nacional de arte do século XX da Espanha e está localizado perto do Prado. Aqui você encontra obras icônicas de Francis Bacon, Salvador Dali e inúmeros trabalhos de Picasso. A estrela do show é, obviamente, Guernica. Uma das obras mais famosas de Picasso, Guernica retrata a dor e o sofrimento das vítimas do bombardeio de Guernica em 1937. Você pode visitar a Reina Sofia gratuitamente aos domingos, das 13:30 às 19:00 nos fins de semana. Nos dias úteis, o horário gratuito é das 19:00 às 21:00.
Museu Thyssen-Bornemisza: No Thyssen são mais de 1.600 obras de arte alojadas na coleção permanente e representam uma infinidade de gêneros dos séculos passados. Caravaggio, Monet, Van Gogh, Lichtenstein. Visite gratuitamente entre as 12h e as 16h na segunda-feira.
– Parque El Retiro
Esse parque é maravilhoso e você não pode deixar de conhecer em Madri, ainda mais se você se cansou de percorrer os corredores de pinturas e esculturas de algum museu. O parque do Retiro é composto por 118 hectares e possui 9.000 árvores de 167 espécies diferentes. Este belo parque é um dos maiores e mais belos de Madri.
Além da natureza, você também pode ver maravilhosas obras de arte como a Fuente del Ángel Caído (um dos dois monumentos de Madri dedicados ao diabo); o lago central que abriga 8.000 peixes, a maioria deles carpas, e é coroado com a estátua dedicada ao rei Alfonso XII. O lago no meio do parque é popular entre turistas e moradores locais. Você pode alugar barcos a remo para momentos românticos no estilo Bridget Jones, ou apenas sentar nas margens e assistir às pessoas e apreciar a natureza.
Mas o destaque especial do parque é o Palácio de Cristal, construído em 1887, que você realmente não deve perder. Modelado no Palácio de Cristal de Londres, o Palácio de Cristal é uma bela estrutura que se assemelha a uma estufa gigante, mas atualmente é usada para exposições de arte.
Sinceramente, uma visita ao El Retiro é uma das melhores coisas para fazer em Madri em um dia ensolarado e recomendo passar um tempo sem pressa numa tarde de relaxando ou fazendo um piquenique. Delícia e lindeza de lugar!
– Comer tapas!
Para quem não sabe, tapas são pequenas porções de comida, como um lanche ou aperitivo, na culinária espanhola. Elas podem ser quentes ou frias, e hoje em dia se tornaram um tipo de comida mais sofisticada. A melhor coisa sobre comer tapas na Espanha é que você pode experimentar vários tipos de comida em um mesmo lugar, principalmente nos mercados de comida. Se você der sorte na escolha, elas são quase sempre muito boas.
– Mercado de San Miguel
Ai Jesus, esse foi o melhor mercado de comida que já entrei em toda a minha vida! Além disso, o Mercado de San Miguel é um dos mais belos mercados de alimentos que já vi em todas as minhas viagens. Esse é o lugar de Madri, que astral. Moradores e turistas entram aqui para provar os deliciosos sabores da cidade e não deixe de beber e provar tapas e mais tapas e saborear tudo o que você tiver direito aqui… e o máximo que você puder, hehe.
O Mercado de São Miguel é um lugar ao qual você pode ir a qualquer hora do dia. Pode ir quando quiser lanchar e comer umas tapas ou se quiser apenas sair para beber. Não dá para sair da cidade sem conhecer esse animado mercado que representa intensamente o dia a dia da capital espanhola. Tudo é simplesmente divino e maravilhoso!
– Palácio Real
O Palácio Real é a residência oficial da família real espanhola e é um dos edifícios mais bonitos da Espanha. É o maior palácio da Europa por área útil e possui 3418 quartos. Uma coisa colossal. O palácio foi construído durante os séculos 18 e 19 para substituir o Alcázar medieval, que foi incendiado em 1794. O interior luxuoso foi construído para se adequar ao gosto de Carlos III e possui grandes salões e salas de banquetes, riquíssimos em detalhes e pinturas.
Grande parte do palácio é fechada ao público, no entanto, a parte aberta é o suficiente para explorar e mantê-lo ocupado por um meio período do dia. Eu acho que vale muito a visita a esse palácio. Há quem não goste desse tipo de passeio, mas esse junto com o de Versalhes vale muito a ida.
A visita completa ao Palácio Real de Madri, passa por vinte e quatro salões, além da igreja que fica colada ao palácio.
– Gran Vía
A Gran Vía é a principal avenida de Madri. Durante o dia, fica cheia de gente nas ruas, lojas, além dos próprios trabalhadores locais, portanto, está sempre movimentada e animada. Não dispense uma passada por lá para conhecer, tirar fotos, fazer compras e se sentir, definitivamente, no agito da capital espanhola. Caso queira curtir a noite, é uma lugar com opções de peças teatrais, shows, etc. Brasileiros que gostam de fazer compras (baratas) o exterior, na Gran Vía tem uma loja enorme da Primark.
– Parque del Oeste e Templo de Debod
Esse parque é uma área verde de Madri muito procurada por quem quer um pouco de ar livre e sossego. Não deixe de conhecer o Templo de Debod, um monumento fora dos padrões da cidade, mas muito interessante. O templo está localizado no topo de um promontório onde os rebeldes espanhóis foram baleados pelas tropas francesas de Napoleão após a captura da cidade em 3 de maio de 1808. Este santuário egípcio tem 2.200 anos e é dedicado a Deus Amun Debod (pai de todos os ventos).
Em 1968, o governo egípcio de Gamal Aber Nasser, entregou à Espanha o dinheiro que este país lhe deu para construir a represa de Aswan. Os EUA, Itália e Holanda também contribuíram para sua construção e receberam um presente semelhante, embora o Templo de Debod seja o maior monumento dos quatro. O templo foi desmontado e as pedras de 1724 foram colocadas em 1359 caixas e transportadas de barco e trem para Madri, onde chegaram em 1970. Os especialistas levaram dois anos para montá-lo, devido à falta de planos, pois, durante a viagem, várias peças foram perdidas.
Apesar desse raro contexto histórico, o que mais vale a ida é pela vista de Madri e pelo pôr do sol. Escolha ir no final da tarde, você irá se surpreender.
– Experimente chocolate com churros no mundialmente famoso San Ginés
San Gines é um chocolatier pitoresco localizado em um beco escondido entre a Puerta del Sol e Plaza de Ópera, que abriu suas portas há mais de um século. Com a fama, agora é um dos pontos mais populares da cidade, por isso, há sempre uma multidão constante de clientes satisfeitos do lado de fora e de dentro de suas portas. As paredes do local estão cobertas de fotos de celebridades.
Você provavelmente já experimentou churros antes, mas aqui eles têm um sabor muito… melhor? Bem, não sei responder ao certo essa pergunta, mas vale a sentada e o clichê, sim. Aqui os churros são palitos de pão frito que geralmente são servidos com um molho de chocolate quente e cremoso. O chocolate é realmente divino. Essa receita é usada desde 1894 e resiste muito bem até agora.
– Puerta de Alcalá
Esse portal de 1778 dá as boas-vindas aos visitantes e é um símbolo da cidade. Bonito tanto de dia quanto à noite, o monumento recebe uma iluminação que deixa o lugar ainda mais especial. O portal de cinco arcos é majestoso e deixa qualquer turista extasiado com seu tamanho.
– Caminhar pela Calle de Fuencarral (entre os bairros de Malasaña e Chueca)
Sinceramente, esse foi um dos melhores passeios que fiz em Madri. A Calle de Fuencarral é uma delícia para se andar, principalmente, à noite. Malasaña e Chueca são considerados bairros hipster e, por isso mesmo, beeem interessantes, com muitas lojas, grifes, bares, restaurantes e gente nas ruas.
Chueca é mais famoso por sua vida noturna e também conhecido como o bairro gay de Madri. Malasaña tem também uma vibe boêmia, com cafés, bares, restaurantes e muitas lojas vintage. Mesmo que bastante frequentado por turistas, essa região exala bem a atmosfera e cultura de Madri. Adorei. Na Fuencarral, pare no restaurante Lateral, simplesmente, inesquecível.
– Igrejas de Madri
Madri é cheia de lindas igrejas, dá para conhecer várias nas andanças pela cidade. É impossível colocar fotos de todas que conhecemos aqui. Destacamos a Basilica de San Francisco El Grande (foto acima), uma igreja fenomenal de linda e a Iglesia de la Concepción Real de Calatrava fica bem pertinho da Plaza Mayor e vale a entrada e assistir a uma celebração. As missas na Espanha são curtas (quase não tem músicas) e você entende tudo.
– Fazer uma viagem de um dia de Madri
Fazer um passeio de um dia para algum lugar próximo de uma capital é sempre uma boa ideia. Próximo a Madri, há diversas cidades que você pode escolher e colocar no seu roteiro. Toledo é uma delas. Não deixe de se encantar por essa rara cidade medieval.
Outras dicas de Madri
A loja Tiger Stores é um paraíso para pequenas compras de presentinhos, papelaria, supérfluos e pequenas utilidades. Vale a passada na Calle Alcala, 21.
Onde comer em Madri
Para além do Mercado de São Miguel e o café San Ginés onde tudo realmente foi muito gostoso; indico demais o Lateral, na Calle Fuencarral. Foi um dos lugares mais gostosos que já comi em toda a minha vida. As tapas, por serem pequenas, não são tão baratas mas vale muito o investimento. Simplesmente, marcante.
Na Plaza Maior, indicamos o Abanda. Tome cuidado com aqueles que tem gente ofertando panfleto pelas ruas. Próximo ao centro, na Calle de las Hileras, tem uma TSG Steak, que serve uma carne argentina na pedra que não vale a pena e o Taberna El Pape, que fica na Calle Atocha, 16 (embaixo do Hotel Mola) também não vale sequer a sentada.
Onde Ficar em Madri
O Mola é um dos mais novos hostels de Madri e, sem dúvida, o mais bem localizado, entre a Puerta del Sol e a Plaza Mayor. Você consegue fazer tudo a pé. A localização dele é ainda mais excelente porque também fica próximo à principal estação de trem de Madri, a Atocha. Dá para ir a pé, inclusive.
Os funcionários são super atenciosos. A limpeza é excelente, o chuveiro é ótimo e as camas são muito confortáveis. Tudo estava impecável. O café da manhã custa 6 euros e é simplesmente maravilhoso, um dos mais completos que já vi em hostels.
Planeje sua viagem para Madri
Hospedagem em Madri
- Booking.com tem 5.768 hotéis, hosteis e pousadas em Madri e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.
Aluguel de carros na Europa
- RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
Seguro de viagem na Europa
- Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U