Estimativa do IBGE ratifica Salvador como a quarta maior capital do Brasil

Pelo cenário bucólico da foto que ilustra esse post poderia ser uma cidadezinha do litoral brasileiro, mas não, é a quarta cidade com maior população do país. Sim, a última estimativa do IBGE ratificou que Salvador perdeu o posto de terceiro lugar para Brasília por míseros 85.458 habitantes e claro que nenhum problema quanto a isso. Como ex-moradora de Brasília, é preciso fazer algumas ponderações sobre essa prevista mudança:

1️⃣Brasília é um ‘chamariz’ natural e constante de pessoas por ser a sede da administração pública federal. Quanto mais concursos, mais cargos comissionados, mais empregos públicos ou empregos indiretos (terceirizados) no serviço público federal, mais gente migrando para Brasília.

2️⃣A volatilidade e flutuação da população em virtude da sede do governo federal. É verdade, sim, que muita gente mora em Brasília por causa do trabalho mas não, necessariamente, essas pessoas têm intenção de ficar ‘pra sempre’ na cidade. Isso serve para agentes políticos, profissionais da imprensa, servidores de carreira (muitos voltam rapidamente para seus estados de origem), como para cargos comissionados e apadrinhados políticos (esses ainda mais instáveis quanto ao ânimo definitivo de morar na cidade).

3️⃣A grande proximidade e população no entorno do Distrito Federal (cidades pertencentes a Goiás), o que acaba atraindo muita gente para as cidades satélites de Brasília.

4️⃣Por fim, a conjectura “Plano Piloto + Cidades Satélites”. Brasília é a única capital do Brasil que não possuiu uma “região metropolitana”, o que “obriga” muita gente a morar na própria Brasília. É um pouco complicado mas vou tentar explicar: O Plano Piloto é o coração de Brasília e onde estão concentradas todas as sedes da administração federal e do governo do DF. Tudo é muito ((concentrado)) e praticamente tudo gira em torno dele. As cidades satélites (que são espécies de “bairros” de Brasília), já ficam, geograficamente, distantes do Plano Piloto. Então, conjunturalmente, não é muito viável viver muito distante do Plano Piloto e ter que ir trabalhar nele, por ex. Isso acaba concentrando demais a população, principalmente, no Plano Piloto, e nas suas cidades satélites, inflando bastante a população na capital federal.

Foto: @hatodomomento

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->