Se alguém me falasse que existia uma espécie de “pantanal” na Chapada Diamantina, eu iria duvidar. Mas depois de passear por 1h30 numa pequena canoa, em uma gigante área alagada, repleta de labirintos, vitórias-régias e samambaias-d’água, que dá numa pequena praia deserta de água doce e vermelha, característica de toda a região da Chapada; a gente entende mesmo como esse lugar é muito, muito especial.
O passeio para a Fazenda Marimbus inicia na comunidade quilombola de Remanso e o final não tem como ser melhor: na Cachoeira do Rio Roncador, com hidromassagem natural, sério, não tem nada igual na Chapada. A sensação de estar naquela imensidão alagada é única e mágica.
Todo o passeio é maravilhoso, com um contato absoluto com a natureza e é uma das melhores escolhas que você pode fazer na Chapada, ademais porque ele não é tão conhecido. É possível ver, tocar e tirar fotos lindas da vegetação às margens do rio espelhadas nas águas. A Cachoeira, as piscinas naturais e a praia do rio Roncador são uma inacreditável surpresa e um dos pontos altos da visita à Chapada. O passeio dura o dia quase todo, incluindo o passeio de barco a remo e o banho nessa cachoeira linda, que é um verdadeiro paredão de rocha, com um foço grande de água embaixo, excelente para banhar… que lugar! O passeio de barco é muito emocionante e você pode e deve ajudar o canoeiro a remar. No meio do passeio, você tem a opção de almoçar num casarão centenário, com comidas típicas da Chapada (buffet livre a R$30). Se você tem medo de barco e água, não é recomendado.
Você pode fazer esse passeio até a comunidade quilombola avulso ou por algumas das agências. Nós fizemos com a Diamantina Trip e foi maravilhoso.
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U