Filme Carnaval

Filme “Carnaval” da Netflix faz um recorte superficial do Carnaval de Salvador

Começo dizendo que o filme “Carnaval” é um filme dispensável. Bobo, fraco, sequer consegue ser engraçado. A chamada “o que acontece em Salvador, só sabe quem é seguidor” não tem a tanta relação com o que é apresentado, pois não se trata de um filme sobre o Carnaval de Salvador. Salvador é apenas o pano de fundo para a trama.

Em resumo, o filme mostra a história de quatro amigas que vão passar o carnaval em Salvador, fruto de um convite para uma das influencers, a qual acabou de ter descoberto uma traição. Boa parte do filme gira em torno de fama, das aparências e superficialidade que reinam nas redes sociais e traz pequenas reflexões sobre esses bastidores e valores que realmente importam na vida, em especial, a amizade.

“Carnaval” traz esteriótipos e clichês baianos bem batidos, mas o espírito da Bahia, da sua cultura, do seu carnaval de rua passam longe. Ainda que tenha poucas imagens do último carnaval e uma breve participação de Durval Lelys, sequer dá pra sentir alguma nostalgia, coisa tão fácil de ocorrer. No filme, a alusão ao Carnaval de Salvador não acontece na rua, mas dentro de um cenário frio de camarote.

Com um enredo juvenil, Carnaval não traz grandes atuações e nem Gessica Kayane, que é engraçada, consegue fazer alguma graça natural. Nem há alguma trama paralela que se destaque. O filme é morno e até imprevisível, sendo difícil saber o desfecho que irá tomar. Há um leve frescor quando a narrativa vai para o Pelourinho e, finalmente, entra uma música digna, “Miçanga” da Baiana System. As pequenas partes que mostram um ritual no terreiro de candomblé e a Escadaria do Paço, são os pontos médios do filme.

Para quem acha que vai encontrar algo mais profundo ou relacionado aos negros e à cultura da Bahia, irá se decepcionar. O filme é muito superficial e não se propõe a isso. Ele pode até fazer a alegria do público gay. Finalmente, alguma verossimilhança com o nosso carnaval atual.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->