Capital mais antiga do Brasil

Finalmente, qual a capital mais antiga do Brasil: Salvador ou Recife?

Qual seria a capital mais antiga do Brasil? Para quem pensava que Salvador, por ser a primeira capital do Brasil, seria também a capital (ou talvez a cidade) mais antiga do país, pode não ser bem assim. Ontem (12/03/2015), nos deparamos com uma amiga recifense comemorando os 478 anos de Recife, sendo que Salvador irá completar 466 anos ainda no final de março… ‪Como assim?!?!

Depois da nossa “discussão” (leiga, por sinal), fomos pesquisar e eis que a polêmica está mesmo instalada. Inclusive, foi na página da Prefeitura de Recife, que essa notícia estava lá estampada, leia no link: http://www2.recife.pe.gov.br/noticias/11/03/2015/recife-celebra-seus-478-anos-com-festa-nesta-quinta-feira-12.

Alguns consideram Recife como a primeira capital estadual do país (1537) – e vem desta data seus atuais 478 anos -, e outros (Revista Galileu e Revista Mundo Estranho, por ex.) creditam a Salvador o título de cidade mais antiga (1549).

Apesar de muitos outros considerarem São Vicente/SP (1532) a cidade mais antiga do Brasil, outros a classificam como vila, sendo oficializada como cidade somente em 1895. E essa distinção é importante para evitar a confusão jurídica entre povoado, distrito, vila, cidade.

Há um consenso? Com certeza, não. De fato, vi mais registros considerando Salvador como a cidade mais antiga do Brasil, entretanto, é fato também que os 478 anos de Recife comemorados ontem, mostra que a história do nosso país não é um lugar-comum.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Me notificar caso: