Como falamos no post sobre O que fazer em Oslo, escolhemos fazer o passeio pelo Fiorde de Oslo a visitar os seus principais museus. Infelizmente não dá para fazer tudo em uma única viagem e o bom é isso: ter sempre um pretexto ou um bom motivo para voltar a algum lugar, rs.
Antes de falar como é o passeio, vou ser honesta: o Fiorde de Oslo não se assemelha àqueles fiordes que imaginamos encontrar na Noruega. De forma simples, fiorde é uma entrada – ou braço de mar – entre montanhas. Imaginou? É algo de rachar de lindo. O fiorde de Oslo é um fiorde, sim, mas não há essas montanhas. O que vemos são pequenas baías e ilhas com casas de veraneio muito fofinhas e pitorescas e paisagens bonitas, mas não é aqueeela coisa, ‘ohhh que deslumbrante’.
O passeio pelo Fiorde de Oslo
Mesmo que o fiorde de Oslo não seja aquele fiorde típico norueguês, como falei acima, não me arrependi de ter feito esse passeio. A paisagem da Noruega é bonita e bem diferente, o passeio é agradável e se tem boas e panorâmicas vistas de Oslo, especialmente da famosa Opera House e da Fortaleza Akershus.
O barco que faz o “cruzeiro” é grande e muito bonito e há opção de comprar coisas a bordo. Faz MUITO frio durante esse passeio, mesmo na primavera, quando em Oslo estava sol e fazendo um calorzinho. Vá muito agasalhado mesmooo, porque independente da temperatura em Oslo, na água ela é muito mais baixa. Para ajudar, eles disponibilizam um cobertor de assento e cobertores de lã para quem necessite de um de calor extra, rs.
Há muitas pequenas ilhas espalhadas pelo fiorde e às vezes o barco navega bem perto da costa, onde é possível ver melhor as ilhotas e as muitas casas de verão de madeira. Elas são muito fofinhas!
Embora este edifício de madeira se pareça com uma igreja ou uma casa, é na verdade o Farol de neblina Dyna. Foi construído em 1827 e fica no ponto norte da costa na Ilha de Hoggholmen. A torre no topo abriga o sino de nevoeiro e a lanterna está localizada sob o pequeno telhado. É um dos marcos do tour (foto abaixo).
O barco também passa perto da península de Bygdøy, que abriga museus interessantes, bem como praias como a Baía de Huk.
Quanto custa o passeio pelo Fiorde de Oslo
O “cruzeiro” ao fiorde de Oslo (Oslo Fjord Sightseeing) não é uma pechincha e não há descontos para idosos ou estudantes. A empresa que fiz esse passeio foi a Båtservice e o passeio durou duas horas. O ingresso custa 315NOK, cerca de R$145,00. Os horários de saída são 10: 30, 13:00 e 15:30 e ela fica bem em frente ao cais da Prefeitura.
Se você quer muito fazer esse passeio, compre antes porque eu qua-se perdi o passeio, cheguei bem em cima e quase não tinha mais ingresso. Esteja lá 10 min antes da partida. Durante a temporada de inverno, há menos partidas semanais que durante a temporada de verão.
Finalmente, onde ver o típico fiorde norueguês
A Noruega é o país dos fiordes e, se você quiser vê-los realmente, existem opções bem melhores que o fiorde de Oslo em cidades do interior e que (certamente) valem mais a pena. Por isso, se você tiver tempo para explorar outras cidades do interior da Noruega, uma próxima a Oslo e que dizem ser excelente é Bergen (Fjord Mostraumen). Vai ser a minha próxima parada na Noruega.
Leia também outra atração imperdível em Oslo: Parque Vigeland
- Hospedagem: Booking
- Malas de Viagem com desconto: Portal das Malas
- Passagens aéreas baratas: MaxMilhas
- Voo cancelado e bagagem extraviada: Voe Tranquilo
- Passeios e ingressos: Tiqets
- Seguro viagem: Seguros Promo
- Aluguel de carro: Rentcars
- Chip de celular internacional: EasySim4U
Amigo, sou cadeirante, estou indo para Oslo em agosto, é possível fazer esse passeio de cadeira de rodas?
Olá, Heliarly,
É possível, sim. O barco atraca no cais da baía de Oslo e vc só terá um pouco de cuidado ao entrar no barco.