Fundação Pierre Verger completa 30 anos em 2018

Fechando a trilogia de posts sobre Pierre Verger, hoje a gente fala sobre a Fundação Pierre Verger, que funciona na casa que Verger morou por quase 40 anos no Eng. Velho de Brotas. Fundada e presidida pelo próprio Verger até a sua morte em 1996, é sucedida pelo seu grande amigo, Carybé e, após o seu falecimento, um presidente-curador a assume.

Fundação Pierre Verger Fundação Pierre Verger

No decorrer dos seus 30 anos de existência, a Fundação Pierre Verger vem de forma atuante cumprindo os objetivos desejados pelo seu instituidor, efetuando a preservação, organização, pesquisa e divulgação da sua obra em textos e imagens, como o de estender suas ações ao servir como um centro de informações e pesquisas, promovendo uma maior aproximação e atuação da Fundação no que se refere às culturas africanas e afro-americanas.

Fundação Pierre Verger

Fundação Pierre Verger

Fora de sua sede, em Salvador, a Fundação Pierre Verger mantém uma galeria na Rua da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, onde promove uma programação para mostras do acervo de fotos e um livraria para venda dos livros e objetos referentes a Verger, a Bahia e a cultura afro-baiana. Outro ponto a destacar é o espaço em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, no Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, onde há mostra do acervo integrando um Museu da Fotografia Baiana.

Anexo à sede da fundação, funciona o Espaço Cultural Pierre Verger, com realização de diversas oficinas gratuitas (arte, música, dança, corte e costura, gastronomia), que busca contribuir para a construção de uma consciência de cidadania de jovens, crianças e adultos das comunidades vizinhas como Vasco da Gama, Brotas e Federação.

Fundação Pierre Verger Fundação Pierre Verger Fundação Pierre Verger Fundação Pierre Verger Fundação Pierre Verger

É uma glória termos em Salvador uma fundação que resiste ao tempo e que cuida tão bem da herança artística e cultural deixada por Pierre Verger, principal fonte para pesquisadores de todo o mundo do tema Brasil-África.

End: Rua Vila América, 18 – Engenho Velho de Brotas. Tel: 71. 3203-8400

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->