Geronimo - Escadaria do Passo

Geronimo na Escadaria do Passo: você precisa dessa experiência em sua vida

Eu fui. Eu vi. Eu vivi. Geronimo na Escadaria do Passo no Pelourinho, sem dúvidas, é uma das coisas mais únicas, originais e melhores a se fazer em Salvador.

Se você não sabe o que está por trás da famosa Escadaria do Passo, vou te situar no tempo, no espaço e na história. O único filme brasileiro até hoje a vencer o prêmio mais cobiçado do Festival de Cannes na França, a Palma de Ouro, foi O Pagador de Promessas de Dias Gomes em 1962, um feito histórico do cinema brasileiro.

O filme conta a história de Zé do Burro, um sertanejo ingênuo e inocente que quer apenas pagar uma promessa: levar uma cruz até o altar da igreja para agradecer a cura do seu animal. Mas para cumprir o que foi prometido num terreiro de candomblé, ele enfrenta a intolerância religiosa, sofre com a incompreensão, com todo tipo de aproveitador e o seu desfecho é trágico.

O palco principal dessa saga, uma monumental escadaria de 55 degraus que levaria à Igreja de Santa Bárbara (que levei muito tempo achando que o nome da igreja era realmente esse, por causa do filme), mas que na verdade se trata da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo.

E é nesse local imortalizado e surpreendente que Geronino Santana se apresenta às terças (o ano todo!) no Pelourinho. Postes lamparinas na escadaria (mas enfiaram um poste de cimento imenso e horroroso na rua de baixo, alguém avisa, #peloamor?) e casarões seculares nos arredores (com turistas estrangeiros encantados nas janelas por estarem ali) completam esse cenário arrebatador!

Figurinha fácil e carimbada do Pelô (poderia até morar lá), falar de Geronimo é chover no molhado. Ele faz uma apresentação gostosa, com músicas mais gostosas ainda; fica a sensação que cada dia é especial. Verdade que, com a sua “É D’oxum” já virou um mito vivo e nem precisaria fazer mais muita coisa. Mas ele está lá, nos presenteando.

O espetáculo começa entre às 19h e 20h. E o melhor dia pra ir ao Pelourinho à noite é terça-feira mesmo. Pelo menos no verão, está sempre animado e lotado de gente. Muito astral!

Não deixe de conferir essa escadaria, o show e assistir ao filme (versão original!). Todos os três são de matar!

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
1 Comentário
mais antigo
o maisnovo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
-->