Gruta da Fumaca

Gruta da Fumaça, uma das mais ricas formações geológicas do Brasil | Chapada Diamantina

Diferente da gigante e católica Gruta da Mangabeira ou do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Ituaçu (já fizemos um post aqui sobre ela); a Gruta da Fumaça, a 10 km de Iraquara, não é grande e agrada a todos que queiram conhecer uma bela gruta, sem fazer grande esforço. Essa gruta é uma das mais belas e completas da Chapada Diamantina e oferece boa diversidade de formações, como estalactites, estalagmites e espeleotemas. A gruta realmente é muito bonita e é considerada uma das mais ricas formações geológicas do nosso país, devido à diversidade de espeleotemas (rochas formadas dentro de cavernas).

Gruta da Fumaca

Durante o passeio, que tem duração média de 45 minutos e cerca de 800 m, o guia vai apontando e explicando as formações de cada salão da cavidade e é possível chegar bem próximo às formações no interior da gruta, em salões realmente inesperados e espetaculares. O ponto alto da gruta fica no salão final, onde o teto é repleto de estalactites que, de tão finas, lembram um céu de agulhas e, como o teto é baixo, é possível ver tudo bem de pertinho.

Gruta da Fumaca

Tendo como cidades bases Iraquara (10 km) e Lençóis (70 km), não é preciso contratar um guia para ir até o local, mas para fazer o passeio é necessário o acompanhamento do próprio guia da gruta, que fornecerá capacete e lanterna para um passeio mais seguro e confortável (na entrada da gruta há essa base deles). Para realizar o percurso, o ideal é estar com roupa leve e levar água, já que a umidade no interior é alta e toda gruta é subterrânea e fechada. O passeio à Gruta da Fumaça (que nada tem a ver com a Cachoeira da Fumaça) pode ser feito em conjunto com a Gruta da Lapa Doce, Gruta da Torrinha e a Gruta da Pratinha. As quatro atrações estão bem próximas. Nós fizemos esse passeio com a @chapadadiamantinazen.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->