O que fazer em Amsterdam

Holanda: O que fazer em Amsterdam | Roteiro de 2 dias

O que fazer em Amsterdam. Já ouvi pessoas pessoas dizendo que não gostaram de Paris, já ouvi pessoas até dizendo que não gostaram de Veneza, mas de Amsterdam, eu nunca ouvi ninguém falar que não gostou. E a sensação que eu tenho é essa: Amsterdam é um dos lugares favoritos no mundo para a maioria das pessoas que já visitaram a cidade e algo me diz que depois de visitar, você vai se apaixonar por ela também…

Amsterdam é mesmo uma das cidades mais encantadoras, apaixonantes e ~elétricas~ do mundo. E adoráveis. De belos canais, campos de tulipas coloridas, arte descolada, mais bicicletas do que pessoas e, claro, uma política muito aberta sobre “drogas leves” e sexualidade. Mas, verdadeiramente, Amsterdam parece ter algo reservado para todos. E cada pessoa o encontra de uma forma muito particular. Não consigo explicar muto isso em palavras, parece só estando lá para perceber (e sentir!) isso.

É claro que uma das características mais marcantes de Amsterdam são os seus lindos canais, que contribuem para uma adição pacífica e única a esta cidade mega movimentada, em que você poderia passar um mês e ainda ter muito para ver. Sua vida noturna lendária, lojas peculiares, os famosos coffee shop, que vendem diversos produtos feitos com cannabis (maconha), misturados ao espírito livre da cidade fazem dela uma das mais emblemáticas da Europa. Não à toa, ela vive sempre tão cheia.

O que fazer em Amsterdam

Muita gente pensa e virou, de fato, uma convenção para alguns países considerar Amsterdam como a capital da Holanda. Mas na verdade, o nome oficial do país é o Reino dos Países Baixos ou Países Baixos. O Reino dos Países Baixos é constituído pelos Países Baixos e suas ilhas ultramarinas – Antilhas Holandesas e Aruba.

Como outros países europeus, a Holanda é dividida em províncias, que atuam como estados. Holanda é o nome dado a uma região específica nos Países Baixos, sendo composta pela província da Holanda do Norte e Holanda do Sul. Esta é a região com cidades importantes como Amsterdam, Roterdã, Haia (Den Haag), Delft, Leiden e Haarlem, sendo Amsterdam é a capital geográfica dos Países Baixos. No entanto, o nome Holanda é usado frequentemente quando todos os Países Baixos são utilizados.

Dicas sobre o que fazer em Amsterdam

→ Explorar a cidade a pé

A primeira dica sobre o que fazer em Amsterdam é começar a explorar a cidade a pé, que pode ser de forma autônoma ou em passeios gratuitos, que são ótimas maneiras de se orientar na cidade. Fazendo os famosos free walking tour, atividade super comum nas cidades da Europa, você aprende um pouco da história e da cultura da cidade e descobre os principais locais a serem explorados. Sem dúvidas, esses passeios é algo maravilhoso para se fazer em qualquer cidade.

O que fazer em Amsterdam

Amsterdam tem dois passeios a pé, o Free Walking TourNew Europe. Qualquer um deles é muito bom, ambos dão uma visão geral da história da cidade e de seus principais marcos e, geralmente, eles estão ligados a todos os albergues e hostels. Se você está lá e queira fazer o passeio, é só se dirigir para a praça principal (Praça Dam), onde eles se reúnem e o passeio dura cerca de 2 a 3 horas. Ao final, não se esqueça de dar uma gorjeta ao seu guia. Nos links para os sites tem mais informações de cada um deles.

→ Alugar uma bicicleta

Embora pareça uma contradição em relação ao passeio a pé, na verdade esse é um complemento daquele. Se a pé é a melhor maneira de você explorar a cidade, a melhor maneira de você contornar Amsterdam e ir para locais mais distantes do centro é de bicicleta. E não se assuste porque há muitos e muitos motociclistas e bicicletas em toda parte.

O que fazer em Amsterdam

A cidade melhor amiga da bicicleta significa que é muito fácil alugar uma, com diversas lojas de bikes espalhadas por toda parte. Escolha qualquer uma e se jogue. Andar a pé em Amsterdam é essencial, mas de bicicleta é simplesmente inesquecível e, na verdade, essa é a melhor maneira de viver como um morador local. Só não esqueça de gravar o local para devolver a bike, rs.

O que fazer em Amsterdam

O que fazer em Amsterdam

Todos os cantos de Amsterdam estão assim: lo-ta-dos de bicicletas

→ Fazer um passeio de barco ou apreciar (muitos) os canais da cidade

Amsterdam é uma cidade ligada à água – cresceu em torno de seus canais e da domesticação do rio Amstel. Seus inúmeros canais são incrivelmente bonitos e é sempre bom apreciar a cidade de outras óticas. Assim como Veneza, os passeios de barco que saem do grande canal são mais caro, sendo que você pode contratar um passeio de barco nos canais menores por preços mais em conta por hora. Em torno do Distrito da Luz Vermelha, há diversos guias vendendo passeios privado mais em conta.

O que fazer em AmsterdamO que fazer em Amsterdam

Você também pode pegar o Canal Hop-On Hop-Off Boat, os barcos são pequenos, os passeios são mais íntimos e é possível montar um bom passeio personalizado. Há passeios que incluem bebidas, por ex.  Os canais de Amsterdam são um Patrimônio Mundial da Unesco e darão a você uma boa noção da cidade e de sua fundação.

O que fazer em Amsterdam O que fazer em Amsterdam

→ Tirar uma foto na placa “I Amsterdam”

Vai ser difícil ir à Amsterdam e não fugir do clichê (qual o problema?) de querer tirar uma foto nessa placa que ganhou fama em todo o mundo e um significado ainda mais especial com a inclusão do “I” e a alusão ao “Eu sou Amsterdam”.

O que fazer em Amsterdam

Pouca gente sabe, mas na verdade existem duas placas dessa em Amsterdam. A mais famosa, em frente ao museu Rijksmuseum (acima), tem sempre uma multidão em cima dela e outra dentro do parque Vondelpark, em que as fotos saem beeem melhores.

O que fazer em Amsterdam

→ Passear pelo Rijksmuseum

Em frente ao mais famoso letreiro de Amsterdam, está o principal e o mais lindo museu de arte da Holanda, o Rijksmuseum, que oferece uma variedade de obras de arte e inúmeras obras-primas. O museu fica aberto das 9:00 às 17:00, diariamente. Mesmo que você não entre no museu (foi o meu caso), vale a contemplação do prédio, do lado de fora. Esse foi, pra mim, o mais lindo de toda Amsterdam.

O que fazer em Amsterdam

→ Maravilhe-se na Praça Dam e arredores

Há muitas coisas para ver e fazer perto e em torno da Praça Dam, onde a cidade foi fundada. Do Monumento Nacional da cidade, à incrível igreja Oude Kerk (o prédio mais antigo da cidade), muitas lojas e até uma unidade do museu de cera Madame Tussauds – com certeza você encontrará algo de que gosta. Há também Koninklijk Paleis – o Palácio Real, onde o rei Willem-Alexander e sua família vivem, que você pode visitar o palácio diariamente por € 10.

O que fazer em AmsterdamO que fazer em Amsterdam  O que fazer em Amsterdam

→ Não deixe escapar a praça Rembrandtplein

Rembrandtplein é outra praça famosa vibrante nesta cidade maravilhosa, com uma incrível quantidade de pubs, bares e restaurantes. Nesta praça você também pode ver as réplicas de bronze da Companhia de Atiradores em destaque no “The Night Watch”, de Rembrandt, uma das pinturas mais conhecidas do Velho Mestre, alojadas no Rijksmuseum. Essas esculturas foram criadas pelos artistas russos Mikhail Dronov e Alexander Taratynov em 2006 e colocados em frente à estátua de Rembrandt, criando uma composição interessante e uma forma interativa de apreciar esta pintura famosa.

O que fazer em Amsterdam

Infelizmente, os turistas que estão constantemente subindo e tentando fazer selfies nessa escultura e é quase impossível tirar uma fotografia direta sem alguém ao fundo. Penei para tirar essa foto sem (quase) ninguém.

→ Casa Anne Frank

Verdadeiramente, um dos museus mais comoventes que você pode ir! Me emocionei muito lá mas é preciso ler antes o livro “Diário de Anne Frank” para saber o que ocorreu e imaginar os horrores que aquela família sentiu na pele num esconderijo por mais de dois anos se escondendo dos nazistas. Ver de perto como a vida dela deve ter sido, numa reconstrução de seu quarto e o Anexo Secreto, onde a família Frank foi forçada a viver em silêncio e desespero, é um lembrete que deveríamos honrar a luta de muitas pessoas que passaram pelos piores momentos da história da humanidade.

O que fazer em Amsterdam

Assim como o Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago, Chile, a Casa de Anne Frank em Amsterdam é uma atração imperdível, garantindo uma impressão duradoura. Eu falo melhor sobre essa experiência nesse outro post.

→ Se deleitar com a arquitetura da estação central

Alguns dos prédios mais bonitos de Amsterdam ficam próximos à estação Central e a própria estação também é belíssima. É uma visão impressionante quando você sai do trem e dá de cara com ela.

O que fazer em Amsterdam

A foto não favoreceu muito mas a estação é muito linda!

→ Conhecer um parque

Há uma série de espaços verdes em Amsterdam, sendo o mais famoso o Vondelpark com seus jardins ingleses e ciclovias, mas você também pode ir ao Westerpark ou Sarphatipark. Difícil de pronunciar (e soletrar) mas fácil de encontrar. Basta perguntar a um local, eles gentilmente lhe direcionam ou através dos mapas turísticos da cidade, sendo fáceis de se localizar.

O que fazer em Amsterdam

O Vondelpark (acima) tem uma vasta área verde, pontes e lago e fica abaixo do distrito dos canais de Amsterdam e o meu hostel ficava praticamente dentro dele. Uma delícia! Aqui é onde está o outro letreiro da cidade, e o bom é que sem aquela multidão em cima (foto em destaque do post!).

→ Dar uma volta no Distrito da Luz Vermelha

O Distrito da Luz Vermelha (Red Light District) é mundialmente famoso por suas mulheres nas vitrines. Sim, todo mundo sabe que a prostituição e pagar por sexo é legal em Amsterdam e você pode ver isso em exibição nas ruas. É interessante passear e ver como é este lugar. Só não vale tirar fotos das mulheres. Além de abrigar os famosos bordéis com cortinas vermelhas, o Red Light District é uma das partes mais antigas de Amsterdam.

O que fazer em Amsterdam

→ Sex Museum Amsterdam

O Sex Museum – The temple of Venus, seu nome completo, tem mais de 20 anos de existência e possui uma coleção interessante de objetos sobre a sexualidade humana como artes, fotografias, porcelanas, figuras, pratos, armas e outros itens – tudo isso composto em uma apresentação às vezes um pouco antiquada mas evitando a franqueza da pornografia. Muito gente certamente se decepciona com esse museu, talvez por querer encontrar algo mais explícito, que não irá.

Ele é bem baratinho (5 €) e a idade mínima para entrada é de 16 anos. Funciona todos os dias. Ele fica na Rua Damrak, bem em frente à Estação Central (2 minutos).

→ Experimente uma cafeteria de Amsterdam

Quando a maioria das pessoas pensa em Amsterdam, elas imaginam cafeterias cheias de hippies com fumaça saindo pela porta. Na realidade, os cafés de Amsterdam variam muito em sua aparência e oferta. Experimentar algum dos Coffee Shop da cidade é quase uma obrigação. Na verdade, você provavelmente vai querer fazer uma visita a alguns.

→ Encontre uma rua charmosa

Há uma infinidade de bairros bonitos, casas barcos e ruas em Amsterdam para você babar. Amsterdam é um verdadeiro charme de cabo a rabo. Algumas das áreas mais pitorescas são Jordaan e a área de Haarlemmerstraat. Mas na verdade, você encontrará ruas idílicas, belos canais e a mais bela arquitetura do século XVII em todos os lugares.

O que fazer em Amsterdam O que fazer em AmsterdamO que fazer em Amsterdam

→ Apreciar as diversas casas barco

As casas barcos é algo absolutamente original e que você encontrará bastante pelos inúmeros canais de Amsterdam. Charmosas e graciosas, cada uma é de um jeito, sendo umas mais simples e pequenas e outras mais sofisticadas. É um verdadeiro encanto vê-las e perceber como muitas pessoas moram nesse tipo de moradia lá.

O que fazer em AmsterdamO que fazer em AmsterdamO que fazer em Amsterdam

→ Conhecer algum mercado ou feira de rua

Muitas vezes considerado simplesmente como o “Mercado de Flores de Amsterdam”, o Bloemenmarkt é o único mercado de flores flutuantes do mundo (as flores são vendidas em barracas de barcos de casa) no Canal Singel, repleto de uma impressionante variedade de plantas e flores, incluindo as famosas tulipas holandesas. 

O que fazer em Amsterdam O que fazer em Amsterdam

Um outro mercado de rua de conheci foi o Mercado Albert Cuyp, o mais movimentado e maior mercado de rua de Amsterdam, que oferece desde ervas e especiarias a flores, queijos, frutas, verduras, lanches, gadgets, relógios e roupas. É cheio de coisas esse mercado. Funciona das 10h às 17h, de segunda a sábado. Fica na Albert Cuypstraat, 1073 BD. Ele fica um pouco mais afastado do centro. Cheguei a ela de bicicleta.

O que fazer em Amsterdam

Outras dicas sobre o que fazer em Amsterdam

→ O Museu Van Gogh, em Amsterdã Sul, fará com que você aprecie todos os aspectos de sua vida, com uma incrível coleção de pinturas, gravuras, estampas e correspondências. Não fui nele.

→ O “Quartier Latin” de Amsterdam, ou De Pijp, é conhecido por sua arquitetura deslumbrante do século XIX, lojas exclusivas e cafés a apenas 1,6 km ao sul do centro da cidade. O Mercado Albert Cuyp, um dos famosos mercados de rua de Amsterdam, também está localizado na badalada área De Pijp.

→ Uma coisa que quase todo mundo faz em Amsterdam é a Heineken Experience, uma passeio de realidade virtual na antiga Heineken Brewery, onde você pode conhecer a história da famosa cervejaria e desfrutar de uma degustação. Achei caro (18 €) e optei por não ir. Reserve antes aqui.

→ Os amantes de cerveja e pubs se sentirão no céu no Pub Hoppe, um pub 300 anos. Badalado, simplesmente lota à noite. End: Spui 18-20, 1012 XA.

Outras informações sobre Amsterdam

→ Não deixe de visitar o escritório de turismo da cidade perto da estação central. Eles têm muitas informações sobre coisas gratuitas para fazer, eventos e atividades atuais e passes e ingressos com descontos que você pode usar para economizar dinheiro. Esses escritórios são um recurso muitas vezes subutilizado pelos viajantes.

→ Idioma – Eles falam holandês e também o inglês. A língua holandesa é difícil e eles não esperam que você saiba disso. Achei as pessoas de Amsterdã extremamente simpáticas e acolhedoras.

→ Museus – Existem mais de 60 museus, a maior concentração do mundo, por isso procure aqueles que se adaptem ao seu gosto. Se você pretende ir a muitos museus, sugiro comprar o I Amsterdam Card .

→ O que comer – Por incrível que pareça, a comida holandesa não é tão difundida na cidade quanto a da Indonésia. Só não deixe de experimentar os waffles, stroopwaffel, croquetes, batatas fritas com maionese, queijo e panquecas. Como a comida indonésia é muito popular lá, confira o rijsttafel picante, ou “mesa de arroz”, um banquete indonésio de pequenos pratos que você pode compartilhar.

→ O que beber – ops, na terra dela, Heineken, claro! Mas o gin também é muito popular e você pode encontrar muitos bares que oferecem uma ampla seleção de gim holandês. Há muita vida noturna na cidade em bares e clubes. Lembre-se que as cafeteria quase não vendem café. Estes são os cafés de cannabis e estão espalhados por toda a cidade.

Onde ficar em Amsterdam

Eu fiquei no Stayokay Amsterdam Vondelpark, localizado em pleno parque Vondelpark. O local é ótimo, dá até pra ir andando da estação de trem central até ele, apesar de ser uma boa puxada. Eu preferi fazer esse trajeto de táxi, mas de resto fiz tudo a pé e de bicicleta. Os funcionários são maravilhosos e esse foi um dos melhores lugares que já fiquei. De modo geral, a experiência foi muito boa. As instalações são muito boas, atendentes gentis e café da manhã gostoso. Veja preços e mais informações sobre ele, aqui.

O que fazer em Amsterdam

Planeje sua viagem para Amsterdam

Hospedagem em Amsterdam

  • Booking.com tem 2.131 hotéis, hostels e pousadas em Amsterdam e em todo o mundo. Você obtém cancelamento gratuito na maioria dos quartos e garantia de menor preço.

Aluguel de carros em Amsterdam

  • RentCars é o um dos maiores serviços de reservas de aluguel de carros do mundo, que compara todas as principais marcas. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você pode dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.

Seguro de viagem na Europa

  • Seguros Promo é um site que faz cotação para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Autores de comentários
Letreiro "I Amsterdam" é retirado da frente do maior museu da HolandaBruxelas, a capital da Bélgica: Informações Práticas Autores recentes de comentários
  Se inscrever  
o maisnovo mais antigo mais votado
Me notificar caso:
trackback

[…] uma cidade tranquila e elegante para explorar por alguns dias e fazer uma boa parada entre Paris e Amsterdam (foi exatamente o que eu fiz!). A arquitetura de Bruxelas é linda e apaixonante, há muito coisa […]

trackback

[…] – Holanda: O que fazer em Amsterdam | Roteiro de 2 dias […]