Igreja Nossa Senhora Conceicao da Praia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, uma das mais belas e ricas igrejas de Salvador

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que recebeu o título de basílica menor em 1946, e a Catedral Basílica de Salvador são as duas maiores, mais imponentes e opulentas igrejas de Salvador. Diríamos que elas são as mais europeias das nossas igrejas, com suas fachadas frontais mais extensas de pedras e grande patrimônio artístico e sacro.

Igreja Nossa Senhora Conceicao da Praia

A construção do templo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi iniciada em 1736/1739 (há controvérsias) e inaugurada incompleta em 1765. O novo templo foi considerado concluído em 1849 num local de uma capela construída em 1549 (vamos falar dessa capela primitiva amanhã). Os estilos arquitetônicos neoclássico e barroco predominam na construção feita de pedras de lioz trazida de Portugal, que receberam números antes de serem transportadas a Salvador. Observe a variedade de formatos de janelas, especialmente às dos níveis superiores, que têm pequenas varandas. Nos dois lados da entrada principal estão as torres do sino quadradas, localizadas em ângulos contrastantes com o restante da fachada.

Igreja Nossa Senhora Conceicao da Praia

Há esculturas e capelas de santos espalhados nas laterais e pequenas grutas nas extremidades dianteiras das fileiras periféricas. A abóbada é consideravelmente alta, com um desenho belíssimo em sua dimensão.

Igreja Nossa Senhora Conceicao da Praia

Avista-se sacadas em toda a estrutura da igreja e longas cortinas vermelhas. Tudo muito belo e deslumbrante! A estrutura do altar é também muito bela. Anjos seguram colunas/alicerces. Na parte central, está Nossa Senhora da Conceição da Praia. Acima, bem ao alto, Jesus crucificado. Os detalhes branco e dourado são lindíssimos.

  Igreja Nossa Senhora Conceicao da Praia

Situada no antigo bairro da Praia, essa é uma igreja que não pode escapar aos olhos, pés e corações de baianos e turistas. Igreja belíssima! Lugar de paz, incrivelmente contagiante. A aura é completamente especial! ♥️

8 de dezembro é o dia da Padroeira da Bahia, com grande calendário festivo na igreja. Essa igreja é também o ponto de partida para o cortejo da Festa do Bonfim e fica a apenas 300 m do Elevador Lacerda.

Vindo para Salvador ou viajando pelo mundo? Reserve por aqui!
Quando você faz uma reserva por um link do blog, você quase sempre tem desconto, não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Essa troca positiva nos ajuda a continuarmos produzindo mais conteúdo de qualidade.
Gostou? Compartilhe!
0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Me notificar caso:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
-->